Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco j no palco da competio

Rosa Panzo - 05 de Janeiro, 2016

Seleco j no palco da competio

Fotografia: Jornal dos Desportos

A selecção nacional de vela da classe 470 viajou ontem para  África do Sul, palco da I edição do Campeonato Africano da classe, a disputar-se, de 11 a 17 deste mês em Cape Town..Com objectivo principal de vencer o africano para a qualificação das  Jogos Olímpicos do Rio 2016, a dupla de velejadores nacionais formados por Matias Montinho e Paixão Afonso já está nas terras de Mandela para dar continuidade ao treino de adaptação.
Em Cape Town, os velejadores serão orientados pelo técnico de nacionalidade grega, Nicolas Doglas. Em Luanda, a equipa técnica esteve sob comando do treinador angolano, Moisés Camota.

No último fim-de-semana, a equipa encerrou os trabalhos com exercícios  de limagem de arestas. Nos últimos dias de treino em Lunada, Moisés Camota atarefou os velejadores com técnicas de largadas, chegadas, rodagens e regatas de avaliação.Para além da preparação na capital do país, na contra costa e na baia da Ilha do Cabo, a selecção beneficiou de um estagio pré-competitivo na África do Sul de três semanas, com a finalidade de adaptar-se ao clima e familiarizar-se com as águas do palco da competição.

No estágio os velejadores treinaram com a selecção sul-africana  e com velejadores de outras paragens que também vão participar no africano.
Na classe 470 Angola é o segundo classificado  do ranking africano. Das duas vagas previstas para África a selecção da África do Sul já carimbou o passe em 2014.Angola disputa a única vaga que resta para África, com as duplas de Moçambique, Argélia e Tunísia.