Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco melhora para o africano da Tunsia

Rosa Napoleo - 06 de Setembro, 2013

Freire promete conquistar a medalha de ouro na competio que vai decorrer na Tunsia

Fotografia: Jornal dos Desportos

O técnico principal, Francisco Freire, disse que a participação do conjunto nacional vai ser um “privilégio” que deve ser encarado com “bastante responsabilidade”.

“O nosso objectivo é chegar ao título. Temos um total de dez atletas que despontaram no campeonato nacional e vão estar em condições de competir em pé de igualdade com as outras selecções”, disse.

Para concretizar o objectivo, Francisco Freire conta também com atletas “habituados” a este tipo de competição como Fátima António, Fortunato Pacavira e Alério Victor, uma tripla que ostenta títulos em provas continentais. Quanto às condições de trabalho à disposição da Selecção Nacional, o treinador disse que beneficiaram de novas embarcações, o que facilita a preparação do grupo.

A pré-selecção é composta por Kinavuidi Camazaulo (Naval), José Teixeira (Náutico), Joelson Samuel (Náutico), Jairo Domingos (Náutico), Nazaré Neves (Naval), Picasso Andrade (Náutico), José Chimbumba, Paulo Rocha, Nelson Henriques, Fortunato Pacavira, Alério Victor, César Fidalgo, Anete Silva, Fátima António, Afongina Neto, Ariete Freire (Náutico), Telma Menezes, Luís Cabral, Josemar Andrade (Náutico) e Hugo Cassul (Naval).

O campeonato africano vai ser disputado nas distâncias de 200, 500 e 1000 metros, as mesmas a que os atletas foram submetidos no campeonato nacional. No campeonato africano de 2010, na Costa de Marfim, Angola ficou na segunda posição com 14 medalhas no cômputo geral da classificação.