Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco Nacional abre oficina

Silva Cacuti - 28 de Maio, 2015

Seleco Nacional reencontra a Frana depois do amistoso realizado em Lille

Fotografia: M.Machangongo

O Seleccionador Nacional de hóquei em patins, Orlando Graça, começa a trabalhar hoje em Viana do Castelo, no aprimoramento dos conceitos de jogo, para a participação na 42ª edição do campeonato mundial em La Roche Sur Yon, França, agendado de 20 a 27 de Junho. O arranque da preparação da equipa nacional estava previsto para 25 do corrente.

Na apresentação da selecção nacional, o treinador apontou factores ligados à crise financeira, como base da alteração do programa de preparação que pretendia realizar inicialmente.

A equipa nacional está inserida no grupo C, ao lado da campeã mundial Espanha, da França e da Holanda, mas é a última a dar início à preparação, segundo dados apurados pela nossa reportagem. A Espanha, campeã do mundo, sob orientação de Kim Pauls, começou a preparação no dia 21 do corrente com um grupo de dez atletas. A França, anfitriã, de Fabien Savreux, começou a preparação no dia 19, enquanto a Holanda a terceira classificada do último campeonato mundial B, mantém o ritmo com a disputa de jogos amistosos.

A selecção nacional está desde ontem em solo português e hoje, já com todos os atletas convocados, o treinador dá sequência à preparação iniciada aquando da participação na Taça das Nações de Montreux, Suíça. A ideia de continuidade é alicerçada pelo facto de todos os atletas, à excepção de Francisco Veludo, guarda-redes, conhecerem bem a linha estratégica do seleccionador, com quem já trabalham há longa data na selecção nacional.

A preparação em Viana do Castelo inclui a disputa de cinco jogos com equipas da região e não só, como a Juventude de Viana do Castelo, Valango, Sanjoanense, Sporting de Braga e FC Porto.

Em Portugal, a equipa de Orlando Graça vai trabalhar até 10 de Junho. De dez a 17 do mesmo mês, a selecção nacional trabalha na Catalunha e no dia 17 ruma para o palco da competição.

A equipa nacional estreia-se diante da Holanda, no dia 21 de Junho.  Na segunda jornada, dia 22, defronta a Espanha e fecha a fase preliminar a jogar com a França, no dia 23 de Junho.

Orlando Graça chamou Hugo Garcia, Francisco Veludo e Pedro Watanga (guarda-redes); André Centeno, Martin Payero, Márcio Fernandes, Humberto Mendes “Big”, Filipe Bernardino, João Pinto “Mustang”, João Zumba “Paizinho”, João Vieira “Johe”, José Campos “Ziga” e Anderson Silva “Nery” ( jogadores de campo).