Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco Nacional de juniores tem presena nas meias-finais

Rosa Napoleo - 17 de Novembro, 2013

A boa pretao dos ginastas nacionais vai fazer com que Angola deixe a da Bulgria com indicadores positivos na estreia de um campeonato mundial

Fotografia: Jornal dos Desportos

 Na prova que contou com a participação de 320 atletas, Horácio Pitra-Grós terminou na 116ª posição, ao passo que a ginasta Blandina Graça ocupou o 114º lugar da prova. Fruto da pressão e eficiência dos adversários, os dois atletas nacionais não conseguiram avançar e perderam na disputa das meias-finais. Uma falha obrigou Horácio Pitra-Grós a pôr as mãos no chão, ditando assim a sua desqualificação.

Hoje, Angola alinha com Wilson dos Santos e Gerson dos Santos, na prova de juniores. As esperanças de uma medalha para o país estão depositadas em Moto Francisco e Julmira Gepele, que também entram em acção. Os dois atletas “possuem capacidades e experiências neste tipo de competições”, disse o técnico Eduardo Mendes.As três selecções (seniores, juniores e juvenis) cumpriram o estágio preparatório para a competição mundial no Centro de Alto Rendimento de Sangalhos, em Portugal.O presidente da Federação Angolana de Ginástica, Auxílio Jacob, disse ao Jornal dos Desportos que mantém a esperança de conquistar medalhas na competição mundial.

“Devemos ter a confiança nos nossos atletas, apesar de ser uma prova mundial, onde defrontamos selecções mais fortes e experientes. Angola pode conseguir uma qualificação razoável”, disse.

Os representantes nacionais na categoria de seniores foram os primeiros a competir na prova. O conjunto angolano, que se fez representar com os ginastas Isaac André, Gil Miango e José Epalanga superaram algumas selecções de renome mundial. Na classificação geral, Gil Miango, atleta do Agefir de Luanda, ficou na 45ª posição. José Epalanga, do Misto de Benguela, na 47ª; e Isaac André, do Agefir de Luanda, ocupou o 51º posto.


AFRICANO ZONAL VI
Atletas de Angola
treinam nos clubes

Os potenciais candidatos à selecção nacional de ginástica continuam a preparação nos clubes, quando falta pouco menos de um mês para a realização do campeonato africano da Zona VI a decorrer de 9 a 13 de Dezembro, no Zimbabwe. Angola, que vai representar-se nas modalidades de ginástica rítmica e tumbling, nas categorias de iniciados, juvenis, juniores e seniores, ainda não divulgou os candidatos.

A comissão técnica da Federação ainda não elaborou a lista dos convocados, mas o Jornal dos Desportos apurou que da lista provisória dos atletas que vão trabalhar com a treinadora Anciã Jandira constam os nomes de Evaudina Severino, Balbina Manuel, Adelaide Francisco, Alexandra Paulo, Cledinadia António, Asser António, Carlos Rodrigues, Balbina Manuel e Ervanarito António (todos de Benguela), Isabel Epandi, Heldonino João e Romão Ungulu, (Petro do Huambo), Elizandra Pereira, Marieth Faria, Vanessa Seichas, Danile Cassule, Cléusia Sitaqui, Samba Mahula e Ronaldo Gaeta (Sporting do Bié), Luqueny Agostinho (Agefir), Beatriz Kasselo, Kessia Romano, Mónica Gaspar, Junaira Dundão e Edmilson Ganga (Petro de Luanda); António Afonso (Mandela), Inês Figueira (Xmex) e José Poba (Cabinda).Angola vai competir no zonal VI ao lado das selecções do Egipto, Zimbabwe, Namíbia, Senegal, Argélia e África do Sul.
ROSA NAPOLEÃO