Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Selecção nacional define amistosos

Silova Cacuti - 12 de Janeiro, 2016

O grupo A é constituído pelas selecções da Argélia (campeã), Nigéria, Camarões, Marrocos, Egipto e Gabão.

Fotografia: Jornal dos Desportos

A selecção nacional sénior masculina de andebol vai defrontar as equipas egípcias do Al Gezira e o Zamalek, no quadro de três jogos amistosos, na derradeira etapa de preparação, que realiza no Cairo, para o 22º Campeonato Africano, que se disputa naquele país de 20 a 31 do corrente.

O primeiro jogo foi disputado, ontem, diante da formação do Al Ahly, com quem perdeu por 27-28 já com desfavoráveis 12-17 ao intervalo.  Amanhã, a selecção nacional volta a jogar diante do Al Gezira e, no dia 17, fecha o ciclo de jogos amistosos diante do Zamalek.  Falando ao Jornal dos

Desportos, Filipe Cruz, seleccionador nacional, disse que teve dificuldades em confirmar esses jogos, "porque o campeonato egípcio decorre e os clubes não estão muito receptivos". Ainda assim, o seleccionador nacional mostra-se optimista em relação ao trabalho que efectua em terras faraónicas:
"É o que temos; vamos aproveitar no máximo cada um destes jogos".A equipa encontra-se motivada.

O capitão Geovani Muachissengue, que falhou as últimas sessões de treino no país, já trabalhou com o grupo, embora limitado. A selecção nacional está no Cairo, desde dez do corrente, onde vai terminar a preparação para a prova continental. A equipa começou a preparar a competição a 28 de Dezembro.

O seleccionador nacional está no Cairo com os 17 atletas que convocou, nomeadamente, Augusto Dinzeia, Belchior Camuanga, Edvaldo Ferreira, Elsemar Santos, Gabriel Teca, Geovany Muachissengue, Agnelo Quitongo, Adilson Maneco, Osvaldo Mulenessa, Romeu Hebo, Sérgio Lopes, Cláudio

Lopes (1º de Agosto), Adelino Pestana, Julião Gaspar (Interclube), Enio de Sousa, Manuel Nascimento  (Marinha de Guerra) e Elias António (Madeira SAD). Disputam a prova 12 equipas, divididas em dois grupos. Angola integra o grupo B juntamente com as similares a Tunísia, RDC, Quénia, Líbia e Congo. O grupo A é constituído pelas selecções da Argélia (campeã), Nigéria, Camarões, Marrocos, Egipto e Gabão.
SILVA CACUTI