Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Selecção Nacional defronta o Brunei

Álvaro Alexandre - 07 de Agosto, 2014

Selecção Nacional defronta o Brunei

Fotografia: Jornal dos Desportos

As selecções masculinas de Angola e do Brunei disputam hoje, às 14h00, na cidade norueguesa de Tromso, os dois pontos reservados para o 140º tabuleiro da V jornada da 41ª edição da Olimpíada de Xadrez. O Brunei é um conjunto desconhecido dos angolanos. Angola vai defrontar o adversário, dando valor à prudência, para evitar mais um  desaire.

O concorrente tem um nível competitivo possível de ser ultrapassado. O seleccionador nacional, Tito Martins, vai processar  nova mudança na equipa.  O técnico  vai colocar novamente a jogar o MF Catarino Domingos que enfrenta  Zain Izzuddin. O MF Eduardo Pascoal joga com  Siti Nur Fatimah Azahari, o CM João Simões com  Kamarunsalehin Kamis e o MF Cristiano Aguiar com  Aliuddin Azahari.

De fora vai ficar o Mestre Internacional Amorim Agnelo, que vai descansar depois de ter sofrido uma derrota na anterior jornada, diante do Mestre Fide Lars Oskar Hauge. Entretanto,  Angola somou ontem a terceira derrota na 41ª edição das Olimpíadas, ao perder na quarta jornada  com a Noruega II, por 1,5-2,5. A Selecção Nacional masculina disputou quatro partidas, na qual venceu uma por 3-1, diante do Gana.

Contra os anfitriões, Angola obteve dois empates e duas derrotas. A perda do ponto foi consentida pelo Mestre Internacional Amorim Agnelo, diante do Mestre Fide Lars Oskar Hauge, e o MF Cristiano Aguiar estreou-se na competição com derrota, diante do CM Sebastian Mihajlov,  por 0-1. O Mestre Fide Eduardo Pascoal empatou com o Mestre Internacional Espen Lie, e  o Candidato a Mestre João Simões empatou diante do MF Kristian Stuvik Holm.

PORTUGAL CONFIRMA
SUPREMACIA NA PROVA

A Escola Portuguesa de Xadrez provou, na 41ª edição da Olimpíadas de 2014,  a sua superioridade, diante da sua congénere de Angola. Depois de ter vencido, na segunda-feira, a selecção masculina, voltou ontem, em Tromso, Noruega, a protagonizar a mesma proeza, desta foi a vez da selecção feminina que perdeu por 0-4.

A Mestre Fide Margarida Coimbra venceu a Mestre Internacional Esperança Caxita, a Candidata a Mestre Sara Cristina Monteiro triunfou diante de Maria Domingos, Rita Maria Jorge derrubou  Delfina João e  Sandra Correia bateu  Luzia Pires. Ainda para a IV ronda, o Irão venceu a Eslovénia (3,5 -0,5), República Checa despachou a Noruega I (3-1), a China derrotou o Azerbaijão (3,5 -0,5), a Indonésia bateu a Arménia (3,5 -0,5), a Rússia derrubou a Alemanha (2,5-1,5), a Hungria venceu  Cuba (3-1), a Espanha aniquilou as Filipinas (4-0), a Polónia despachou a Bulgária (2,5-1,5), O Cazaquistão venceu a Colômbia (3-1), a Índia superou a Sérvia (2,5-1,5) e a Holanda e Geórgia empataram (2-2). Em femininos, Angola defronta hoje, a partir das 14h00,  El Salvador, partida a contar para a V ronda da 41ª edição da Olimpíada.              
Álvaro Alexandre