Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Selecção Nacional em velocidade para o Zonal de Luanda

17 de Abril, 2015

Catorze países que compõem a zona dez confirmaram ja a sua presença no campeonato africano da modalidade

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Selecção Nacional de natação, em ambos os sexos, que prepara o Zonal IV da modalidade, prova a decorrer de 6 a 9 de Maio, na Piscina de Alvalade, realiza hoje a partir das 18h00, a terceira sessão de treinos com vista a aludida competição.

Uma sessão de treino virada para a velocidade dos atletas dominou, esta quarta-feira,  o segundo treino da Selecção Nacional em ambos os sexos, realizado na piscina de Alvalade.

Com um grosso de 53 nadadores, o conjunto nacional teve cerca de três horas de trabalho, efectuou  vários exercícios de coordenação técnica dentro da água, com vista a adaptação dos atletas à piscina, disse à Angop o seleccionador nacional, César Ribeiro.

Explicou, dado que o  objectivo é melhorar o quarto lugar conseguido em Abril do ano passado, em Kampala (Uganda), o processo de avaliação no conjunto é contínuo e tem sido acompanhado pelo trio de treinadores em que integram também Maria Andrade (1º de Agosto) e o cubano Reinaldo Rey.

Salientou que vão ser ainda adicionados na equipa mais dez atletas dos quais seis do clube “militar” e quatro do Clube Náutico, além dos que provavelmente possam vir dos Estados Unidos de América, Inglaterra e África do Sul, assim como de Portugal.

A Selecção Nacional volta a treinar na sexta-feira, a partir das 18 horas. Nesta competição inédita, no histórico dos 40 anos da Independência Nacional, estão inscritos, além dos anfitriões, Zâmbia, Botswana, Ilhas Maurícias, Moçambique, África do Sul, Malawi (todos da zona IV),  Tanzânia, Uganda e Quénia da zona III, que resulta um total de 250 atletas. Nas últimas três edições, os angolanos cresceram de rendimento, pois em 2012 no Quénia ficaram em 11º lugar, seguiu-se décimo lugar no Zonal 2013, na Zâmbia, para depois dar o salto para o quarto no ano transacto.


LUTO
Manuel Frugier
vai hoje a enterrar


O antigo director para o futebol sénior do Petro de Luanda, Manuel Frugier dos Santos, faleceu terça-feira, na capital angolana, aos 82 anos, vítima de doença, vai hoje a enterrar.

De acordo com o comunicado de imprensa do clube “tricolor” chegado à Angop, Manuel Frugier dos Santos tem o seu nome ligado à equipa do Petro, faleceu vítima de doença, na clínica Girassol.

Desde muito cedo, Manuel Frugier dos Santos  dedicou-se ao desporto nacional,  representou o Futebol Clube de Luanda, passou pelo Ferrovia de Malanje, Sport Clube da Catumbela, Lobito Futebol Clube e Bangu do Bairro Operário.

Manuel Frugier  dos Santos,  enfermeiro de profissão, foi o primeiro presidente da Associação Provincial de Futebol de Luanda (APF).

Na nota, a direcção do clube reconhece a  contribuição e dedicação prestadas para o engrandecimento do Petro, do futebol em particular, com o qual logrou a conquista de 15 títulos de campeão nacional.

Ainda na mesma nota, o clube do Eixo-viário inclina-se perante a memória do atleta da equipa Júnior de futebol, Manuel Pedro ( Filoy),  de 19 anos de idade, falecido vítima de doença, na clínica Sagrada Esperança.