Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco Nacional encerra preparao

Silva Cacuti - 17 de Novembro, 2013

Sete nacional est de malas aviadas para dar continuidade preparao em territrio europeu

Fotografia: Jornal dos Desportos

Com objectivo de ter o dia de amanhã exclusivamente reservado à viagem, a equipa técnica nacional e as atletas decidiram efectuar hoje o último treino no país, no âmbito da preparação para a dupla presença da selecção feminina de andebol no Campeonato do Mundo da Sérvia, em Dezembro, e no Campeonato Africano da Argélia, em Janeiro.

Ó último treino está marcada para as 7h30 no pavilhão do Catetão e deve contar com a totalidade das atletas que trabalham com a dupla técnica nacional, formada por Vivaldo Eduardo/Edgar Neto. Excepção feita para as meia-distância Isabel Fernandes “Belezura” e Wuta Dombaxi, e a guarda-redes Sílvia Mulabo, que foram afastadas na triagem feita ao grupo na sexta-feira.

O grupo integra agora 17 atletas: Cristina Branco, Teresa Almeida e Maria Pedro (guarda-redes); Isabel Guialo, Lurdes Monteiro, Rossana Kitongo, Luísa Kiala, Magda Cazanga, Marcelina Kiala, Liliana da Paixão e Lisandra Salvador (meia-distância). Na posição de pontas, os técnicos têm como opção Natália Bernardo, Joelma Viegas, Marta dos Santos e Iracelma Silva. Albertina Cassoma, Anastácia Sibo e Albertina Cassoma são as pivots.

Amanhã, a equipa nacional segue para a Hungria, onde vai dar continuidade à preparação, em regime de estágio, durante o qual prevê realizar vários jogos amistosos. A Selecção Nacional vai jogar a primeira fase do campeonato mundial inserida no grupo C, cuja sede é Zrejanin. Integram o grupo C as selecções de Angola, Espanha, Noruega, Argentina, Paraguai e Polónia.

O grupo A é composto pelas selecções de Montenegro, Holanda, França, Coreia do Sul, Congo Democrático e República Dominicana. As equipas da Dinamarca, Brasil, Sérvia, China, Japão e Argélia jogam no grupo B, ao passo que o grupo D é composto pelas selecções da Hungria, Alemanha, Roménia, República Checa, Tunísia e Austrália.