Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco nacional jnior estagia para o Mundial

Silva Cacuti - 28 de Junho, 2013

Seleco vai efectuar um mnimo de quatro jogos, com equipas de alto nvel

Fotografia: Kindala Manuel

Na Sérvia, adversária de Angola no grupo A preliminar, a selecção vai efectuar um mínimo de quatro jogos, com equipas de alto nível, nos dias 5, 6, 9 e 11.

Filipe Cruz, seleccionador nacional, chamou para o estágio um grupo de 15 atletas, dos quais cinco do 1º de Agosto, quatro da Marinha de Guerra, um do Interclube e três do Petro de Luanda.

Eis os convocados: Adelino Pestana, Adilson Maneco, Agostinho Lopes, Cláudio Lopes, Declerque Sibo, Edgar Abreu, Edmilson Gonçalves, Énio de Sousa, Eleutério Pensamento, Henrique Cassange, Inocêncio Tamba, Manuel Nascimento, Otomel Pascoal, Panzo Lemba e Rome Hebo.

O conjunto nacional, comandado tecnicamente por Filipe Cruz, conseguiu a qualificação para o Mundial, depois de se quedar na quarta posição do XVIII campeonato africano, disputado de 27 de Agosto a 3 de Setembro de 2012, em Abidjan, Costa do Marfim.

A selecção vai jogar a primeira fase do campeonato mundial na cidade de Banja Luka, inserida no grupo A, ao lado das selecções da Tunísia, terceira classificada da última edição, França, Rússia, Dinamarca e Sérvia.

No grupo B vão jogar as selecções da Alemanha (campeã mundial), Croácia, Suíça, Qatar, Holanda e Argélia. A anfitriã, Bósnia, vai jogar inserida no grupo C, com as selecções da Eslovénia, Congo, Argentina, Coreia do Sul e Hungria. No grupo D jogam as selecções da Espanha, Suécia, Brasil, Egipto, China e Kuwait.

Angola esteve pela última vez no Campeonato do Mundo de 2007, na Macedónia. O melhor que conseguiu foi o 19º lugar em 20 participantes. Deixou atrás de si apenas a formação do Chile.

África vai estar representada por cinco países, entre os quais a Tunísia, campeã africana e medalha de bronze no mundial, e o Egipto, quarto classificado da última edição.

O Congo, que surpreendeu o Egipto e disputou a final africana de Abidjan, em 2012, Angola e Argélia, completam o quadro de equipas africanas. Em 2011, o campeonato do mundo disputou-se na Grécia e foi vencido pela Alemanha, que jogou a final com a Dinamarca.

Angola apurou-se igualmente para a selecção masculina de cadetes para o Campeonato do Mundo da Hungria, agendado para 7 a 18 de Agosto.