Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco nacional regressa hoje ao pas

29 de Maio, 2013

Seleco de andebol snior feminina regressa hoje

Fotografia: Jornal dos Desportos

A selecção nacional de andebol sénior feminina regressa hoje ao país depois de participar no Torneio das Quatro Nações, que terminou no domingo, na cidade de Seoul, capital da Coreia do Sul.

As angolanas trazem na bagagem uma colecção composta por uma vitória sobre a Espanha (22-21) e duas derrotas contra a Coreia do Sul (20-27) e Rússia (20-28). A Selecção Nacional, liderada tecnicamente por Vivaldo Eduardo, está recheada de jovens que carecem de jogos de alto nível competitivo.

A vitória sobre a Espanha é um factor de motivação, de acordo com a Federação Angolana de Andebol. A Selecção nacional volta a competir em Julho no Brasil e depois as atletas disputam a Taça de Clubes Campeões Africanos.

Em Outubro, volta a concentrar-se para derradeira fase de preparação para o Campeonato do Mundo a decorrer em Dezembro, na Sérvia. b Azenaide Carlos, Nair de Almeida, Alzira Barros e Carolina Morais são nomes apontados que podem reforçar o “sete nacional” nos próximos eventos da Selecção nacional.

POLIDESPORTIVO
Director dos Desportos de Moçambique destaca vitalidade da zona VI do CSSA


Os 50 anos do continente africano assinalados sábado último têm sido particularmente marcados pela capacidade organizativa de acontecimentos e pelo actual desenvolvimento desportivo da Zona VI do Conselho Superior do Desporto em África (CSSA), afirmou à Angop, em Luanda, o Director Nacional para os Desportos de Moçambique, Inácio Bernardo.

Inácio Bernardo falava à margem da reunião do Comité Executivo da região, realizada em Luanda, e disse que Angola, Moçambique, África do Sul, Botswana, Lesotho, Zimbabwe, Malawi, Namíbia, Suazilândia e Zâmbia impõem-se nas competições internacionais como campeonatos do mundo, jogos olímpicos e paralímpicos.

O responsável citou como exemplo a participação regular da África do Sul e Angola nos Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos. Neste último destacam-se pela conquista de medalhas.

Em termos de organização, lembrou que o 50º aniversário do continente comemora-se no ano em que Angola vai albergar em Setembro o campeonato do mundo de hóquei em patins, o primeiro em África em 40 edições já disputadas.

O dirigente acrescentou que a zona VI é a que mais desenvolvimento apresenta, pelo que tem merecido a confiança para organizar grandes acontecimentos, como os Campeonatos Africanos em Angola de basquetebol (2007), andebol (2008) e futebol (2010), mundial inédito de futebol África do Sul’2010, Jogos da CPLP (2010) e Jogos Panafricanos (2011) em Moçambique.

Em termos gerais, o dirigente disse que o continente continua a debater-se com a questão do financiamento, problema que é ultrapassado quando o desporto for encarado como negócio, alertando para a aplicação da lei do mecenato. A prioridade no que tange à saúde e à educação contribui igualmente para a situação que se vive. O responsável moçambicano mostrou-se crente de que depois dessa fase vai haver maior disponibilidade dos Estados para os assuntos do desporto.