Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco Nacional retoma o trabalho

Rosa Panzo - 27 de Outubro, 2018

A Seleco Nacional de vela da classe Optimist retoma hoje a sua preparao

Fotografia: Paulo Mulaza | Edies Novembro

Após a pausa registada nos trabalhos de preparação, devido à disputa do torneio de abertura da época \" Francisco Freire\", prova que encerrou no domingo, a Selecção Nacional de vela da classe Optimist retoma hoje a sua preparação, com vista à disputa do Campeonato Africano da modalidade, que vai decorrer de  25 de Novembro  a 10 de Dezembro, em Maputo, Moçambique.
Neste final de semana, a equipa técnica, sob comando do seleccionador angolano, Moisés Camota, atarefa o conjunto nacional com trabalhos específicos de velocidade, rodagem e trabalhos por equipa.
Moisés Camota disse, que o facto de estarem na recta final dos treinos, há a necessidade de aumentar o volume de trabalhos nas regatas por equipa.
\" Nós somos bicampeões africanos e temos a obrigação de defender o título nas duas vertentes. Individualmente, os miúdos estão bem, mas há necessidade de aprimorar o trabalho por equipa, nestas últimas semanas de preparação em Luanda\", aclarou.
Para o técnico, a postura e os resultados obtidos no torneio \" Francisco Freira\" foram satisfatórios.
 \"O torneio de abertura serviu para testar todo trabalho realizado, desde o início da preparação, por que podemos tirar as nossas ilações, tanto na vertente negativa como na positiva. Foi bom, os velejadores participarem no torneio, porque todos os integrantes da selecção ocuparam os cinco lugares cimeiros ,até ao encerramento da prova\", disse.
O técnico ressaltou, que o torneio estava muito competitivo, \"mas os meus atletas dominaram a prova, desde as primeiras regatas\".
Nesta semana, os trabalhos preparatórios retomam o seu ritmo normal , até ao encerramento da preparação, previsto para o dia 20 de Novembro.
A equipa trabalha na Baía da Ilha do Cabo e na contra costa, de segunda à sexta - feira, a preparação começa entre às 14h00 às 18h00, ao passo que aos finas de semana, o conjunto  concentra-se a partir das 10h00  e encerram os treinos às 18 horas.
Nesta missão, Moisés Camota trabalha com objectivo de trazer o terceiro título continental, com os velejadores, Armindo de Sousa, Osvaldo da Gama, Braulío  Gumba, Graciano Novais, Osvaldo Carlos, Emílio do Rosário, Fernando Sabalo , Ronâncio Paulo. Na classe feminina completam a lista  Ana Brito e Aline Lourenço.
Deste grupo, Braulío Gumba, Fernando Sabalo e Armindo de Sousa são estreantes em competições desta natureza.