Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Selecção prepara novo teste

Melo Clemente - 13 de Junho, 2017

West Oaks Academy da América, Celton Migeul (Estados Unidos) e Melvyn da Silva, do Ja Vich Clermont Métropole de França.

Fotografia: João Gomes, Edições Nouvembro

A Pré-Selecção Nacional de basquetebol masculino de Sub-19 volta a trabalhar hoje, terça-feira, no Pavilhão Arena do Kilamba, na antecâmara do segundo teste, diante do Grupo Desportivo Marinha de Guerra, na projecção ao Campeonato do Mundo da categoria, prova a decorrer de 01 a 9 de Julho próximo, na cidade de Cairo, capital política do Egipto.

O segundo jogo de contro do combinado nacional deve acontecer amanhã, quarta-feira, no Pavilhão Arena do Kilamba, infra-estrutura desportiva construída em 2013, no âmbito da realização no país da 41ª edição do Campeonato do Mundo de hóquei em patins, competição vencida pela Espanha.

Despois de ter trocado de quartel-general, Pavilhão Arena do Kilamba para o Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, no último fim de semana, em virtude da realizaão de uma actividade religiosa no primeiro recinto, os comandados de Raul Frogoso Ferreira Duarte voltom a trabalhar no palco que tem acolhido as sessões de treinamentos do cinco nacional.

Entretanto, os jogos de controlo com as formações do Grupo Desportivo Interclube e Grupo Desportivo da Marinha de Guerra, estavam previstos para o último fim de semena, facto que não aconteceu.

O seleccionador nacional solicitou aos dirigentes e treinadores das equipas no sentido de se solidarizarem com a direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) e sobretudo com a Pré-Selecção Nacional, que está com dificuldades de realizar um estágio pré-competitivo no Reino de Espanha, devido a falta de verbas, local onde estavam agendados oito jogos de controlo.

A Pré-Selecção Nacional fez o seu primeiro jogo de controlo na última sexta-feira, no Pavilhão Arena do Kilamba, diante de um Misto de Jogodores que actuam no BIC Basket e que residem na Centralidade do Kilamba. Sílvio Sousa, extremo poste que milita na Universidade IMG Academy dos Estados Unidos da América, já se juntou ao grupo de trabalho, depois de ter solicitado dois dias de repousa a equipa técnica, logo após a sua chegada a capital do país, Luanda. 

A Selecção Nacional vai disputar a fase preliminar do Campeonato do Mundo de Sub-19, ao lado das selecções dos Estados Unidos da América, actual campeão em título, Itália e Irão, respectivamente. Os angolanos enfrentam na estreia, a similar da Itália. No Grupo A estão as selecções da Argentina, Nova Zelândia, Coreia e França. Alemanha, Egipto, país anfitrião, Porto Rico e Lituânia fazem parte do Grupo B, ao passo que Canadá Japão, Espanha e Mali, outro representante africano, figuram no Grupo C.

Eis a lista completa da Pré-Selecção Nacional de sub-19: Childe Dundão, Cley Cabango e Cristiano Xavier, todos do Atlético Petróleos de Luanda, Milton Valente, Jilson Bango, Tárcio Domingos e Délcio Sebastião, 1º de Agosto, Jonatão Ndjungu, Grupo Desportivo Interclube, Glofate Buiamba, Atlético Sport Aviação (ASA), Geraldo Santos, Futebol Clube Vila Clotilde, Sílvio Sousa e Bruno Fernando, ambos do

IMG Academy dos Estados Unidos da América, Valdir Manuel, do The dos Estados Unidos da América, Levy Miguel, Casper College dos Estados Unidos Patrick School dos estados Unidos da América, Eric Amândio e Rifen Miguel, ambos do West Oaks Academy da América, Celton Migeul (Estados Unidos) e Melvyn da Silva, do Ja Vich Clermont Métropole de França.