Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco programa estgio pr-competitivo no Huambo

Rosa Napoleo - 08 de Agosto, 2014

Durante os ltimos dois meses os atletas treinaram nos respectivos clubes com programas concebidos pelo tcnico principal.

Fotografia: Jornal dos Desportos

Neste momento, o grupo de oito atletas que estão sob a responsabilidade do técnico Semba Miguel observa uma pausa nos seus clubes para a realização da provas escolares.

Durante os últimos dois meses os atletas treinaram nos respectivos clubes com programas concebidos pelo técnico principal. Dentre as técnicas já observadas, perfilam as de  lançamentos e recepção dos aparelhos, aspectos de flexibilidade,  resistência e força. 

O programa de treinos elaborado pela comissão técnica federativa prevê três etapas, a primeira na província do Huambo, a segunda em Benguela e por último no Centro de Alto Rendimento de Sangalhos.

Semba Miguel, técnico principal da selecção de  ginástica rítmica, disse  que o treino nas províncias "reanima os atletas não só no aspecto físico como também tecnicamente  assim como na adaptação ao clima frio predominante nos países em que vão competir". 

Apesar de reconhecer as dificuldades que vão enfrentar na prova, o objectivo do treinador é conseguir medalhas. "Temos bons atletas na ginástica  rítmica e, portanto, vamos competir para trazer medalhas", disse.

Nkumba Suzana, Yolanda Gaspar, Ana Mpanzo e Beatriz Alice (Luanda), Jandira Henriques, Margarida Cabral (Benguela) e Benilde Panguleipo (Huíla), são as atletas alistadas para a prova mundial.

Para além do mundial da Turquia, a modalidade tem ainda o compromisso de estar na Bélgica, em Setembro, para a prova de ginástica artística e nos EUA, em Outubro, para o duplo minitrampolim e tumbling.