Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco projecta africano das Ilhas Maurcias

Rosa Panzo - 12 de Agosto, 2019

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Técnicas de largadas, chegadas, velocidade e rodagem,  atarefam os trabalhos de preparação da Selecção Nacional de Vela da classe Optimist, tendo em vista a sua participação no Campeonato Africano, prova a disputar-se de 25 deste mês a 1 de Setembro próximo, nas Ilhas Maurícias.
Com objecto de resgatar o título perdido para os moçambicanos na edição passada, a Selecção Nacional trabalha a todo gás na contra-costa e na Baia da Ilha do Cabo.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, o seleccionador nacional, Moisés Camota, disse que trabalha com uma equipa coesa. \" Até ao momento Angola ainda é alvo a bater dos adversários, por isso, a cada dia que passa, os atletas superam as nossas expectativas\", disse.
O técnico informou, que a equipa técnica está focada nas técnicas de largada e chegada, \"porque são nestes aspectos em que os atletas têm cometidos alguns erros em provas desta natureza\", referiu.
Moisés Camota salientou ainda que o local de treinos tem alternado, em função da velocidade do vento.
\"Quando a velocidade do vento esta boa para treinar, realizamos a preparação na Baía, quando na Baía o vento baixa mudamos para a contra-costa\", explicou.
Para esta empreitada Moisés Camota, trabalha com uma equipa de dez velejadores, dos quais sete masculinos e três atletas do sexo feminino.
Preparam-se para representar as cores nacionais nas Ilhas Maurícias, Braúlio Gamba, Osvaldo da Gama, Fernando Sabalo, Armindo de Sousa, Wilson Camota, Luís Vasco, Aline Lourenço, Joana de Brito e Vitória Camota.
Em 2016, Angola conquistou o título de bicampeão Africano, prova disputada na Baia da Ilha de Luanda. Em 2017 Angola revalidou o título no Africano do Egipto, com  duas medalhas de ouro e uma de prata. Em 2018, a selecção perdeu o título para os moçambicanos que acolheram a prova, ao passo que Angola ficou com as medalhas de prata e Bronze.