Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco realiza primeiro treino

21 de Abril, 2015

Seleco est em fase de renovao cuja mdia de idade vinte anos visando novas conquistas em provas internacionais

Fotografia: Jos Soares

A Selecção Nacional paralímpica de atletismo realiza hoje, o primeiro treino em São Paulo, Brasil, depois de deixar  a capital do país, onde a partir de quinta-feira (23) vai participar pela terceira vez no Open-Brasil Caixa Lotarias, na cidade de São Paulo.

Com uma selecção em fase de renovação, cuja média de idade é 20 anos, integra o combinado nacional apenas um veterano, Octávio dos Santos, 33 anos e duas presenças consecutivas em Jogos Paralímpicos Pequim2008 e Londres2012.

O atletismo nacional já esteve presente nessa competição qualificativa aos jogos Paralímpicos nas edições de 2013 e 2014, na base de um convénio entre Angola e Brasil, no domínio do desporto adaptado.

CONSTITUIÇÃO DO GRUPO

Fazem parte do combinado que partiu, ontem, para o Brasil os atletas: Octávios dos Santos, Esperança Gicaso (ambos de Luanda), José Chamoleia (Huambo), Fernando Simão (Malange), Befilia Buiyo (Bié) – deficientes visuais da classe T11, Rodé dos Santos (Huambo), Joaquim Manuel (Cuanza Sul) – visuais da classe T12, Alberto Lussasse (Bié) - deficiente motor da classe T46, Alcides Festo, Laureta Cassinda  (ambos do Huambo) e António Rock (Namibe) - cadeirantes da classe T54.

Viajaram igualmente para o Brasil os guias: Issac Adão, Alaine Baptista (ambos de Luanda), Mateus Francisco, Nicolau Palanca (os dois de Malange) e Eduardo Chimboto (Bié).

A equipa técnica é liderada por José Manuel (treinador principal) e Constância Tomás (fisioterapeuta), num grupo que integra ainda o secretário-geral do Comité Paralímpico Angolano (CPA), António da Luz e sua adjunta, Telma Silva, esta última na condição de chefe da delegação.