Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco retoma preparao

Rosa Panzo - 08 de Setembro, 2015

Seleco retoma preparao

Fotografia: Dombele Bernardo

A selecção nacional de vela da classe de Optimist retoma amanhã os trabalhos preparatórios na Baía da Ilha do Cabo, depois de dois dias de pausa, com vista a preparação no Campeonato Africano a decorrer de 28 do corrente a 4 de Outubro, na Argélia.A poucos dias do encerramento da preparação em Luanda, a equipa técnica liderada pelo seleccionador angolano Moisés Camota atarefa os velejadores com trabalhos teóricos e regatas de avaliação.

“Estamos a limar as arestas das questões técnicas, aspectos da preparação e posicionamentos dos barcos, que são fundamentais nas provas”, disse.
O mau clima, que se registou na manhã de domingo, inviabilizou a avaliação dos atletas. Os ventos fracos eram impróprios para a prática de vela, conforme Moisés Camota.  Os atletas limitaram-se a rever conhecimentos teóricos.

Até à data prevista da viagem ao palco da competição, a 25 do corrente, os atletas aprimoram as regras das bandeiras e os seus significados, posicionamentos dos barcos e bóias. “São aspectos de carácter importante para o júri”, de acordo com  o seleccionador nacional. Camota esclareceu que muitas vezes “os atletas são desclassificados por distracção e o tratamento dessas regras, que parecem menos importantes, ajuda-os a manter a atenção na prova”.Angola vai para o campeonato africano com objectivo de chegar ao pódio. Para esta empreitada, Moisés Camota trabalha com os velejadores Osvaldo da Gama, Lourenço Simão, João Artur, Rossana da Rocha, António Manásseis e Victor Nazaré.