Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco tenta chegar final

Silva Cacuti - 29 de Janeiro, 2016

Seleco Nacional snior masculina de andebol preparada para fazer histria

Fotografia: Jornal dos Desportos

Depois de ter estado na final dos Jogos Africanos de Brazzaville, República do Congo, a selecção nacional sénior masculina de andebol tenta hoje passagem para mais uma final, desta vez, referente ao 22º Campeonato Africano que se disputa na cidade egípcia do Cairo. O jogo está marcado para as 19h00, no pavilhão Cairo Stadium, diante da equipa anfitriã, com a qual jogou a final em Brazzaville.

Angola não tem história para se arrogar algum favoritismo, até porque em caso de vitória será a sua primeira final em campeonatos africanos, diante dos faraós que buscam a 11ª final do seu historial, com o saldo de cinco conquistas.

Filipe Cruz e pupilos têm como credenciais o estoicismo e a vontade de surpreender, aliado ao inconformismo de uma geração de atletas que pretende mudar a tendência do andebol masculino continental.

Os números desfavorecem os angolanos, mas os egípcios têm ainda fresca a lembrança do último jogo em que só venceram, 25-23, após prolongamento. Ao cabo do tempo regulamentar a partida estava empatada a 20 golos.

No campeonato anterior os magrebinos atiraram os angolanos para fora do pódio, com uma vitória robusta, 31-24, mas hoje a competitividade do grupo angolano é diferente, tanto que os faraónicos podem precisar de socorrer-se no factor casa. A jogar em casa, o Egipto que desde a edição de 2008 não ganha a competição pode ter a sua prestação corroída pela pressão de vencer em casa, enquanto Angola vai para o jogo sem nada a perder.

Filipe Cruz e pupilos não ficam abaixo do quarto lugar da edição anterior e buscam, agora, garantir o pódio continental e consequente qualificação para o mundial.

Na outra meia-final, às 17H30, jogam a Tunísia e a Argélia. Também hoje começam a ser jogadas as classificativas.