Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleccionador de cadetes redefine grupo

Silva Cacuti - 15 de Fevereiro, 2014

Seleccionador escolhe hoje os atletas que vão representar as cores da bandeira nacional no africano do Quénia

Fotografia: Jornal dos Desportos

O seleccionador nacional de andebol em cadetes masculinos, José Pereira "Kidó", define hoje os 17 atletas que devem dar continuidade à preparação visando a participação no Campeonato Africano agendado para a cidade queniana de Nairobi, de 14 a 22 de Março.

Nesta última triagem, o treinador fica com o grupo de atletas que pode seguir para o estágio na Sérvia em caso de confirmação do mesmo. Falando a propósito da confirmação do estágio, Ilídio Cândido, vice-presidente da Federação Angolana de Andebol (FAAND), disse que a instituição "está a trabalhar" para a sua materialização.

A grande expectativa em relação às dispensas está nos atletas do Renascimento do Uíge e do 4 de Abril da Lunda Sul que mereceram a confiança do treinador, após desempenho no campeonato nacional disputado em Luanda. O treinador chamou três atletas da Lunda Sul, quatro do Uíge e um que veio do Namibe. A maioria é de Luanda, com o 1º de Agosto, campeão nacional de juvenis, a ser o maior fornecedor, com seis atletas na convocatória.

As dispensas são feitas após os treinos de hoje, no Pavilhão anexo número 1 da Cidadela Desportiva. Ontem no mesmo recinto a equipa efectuou um único treino.

A Confederação africana da modalidade ainda não procedeu ao sorteio dos grupos do campeonato africano.

 Eis a pré-convocatória da Selecção Nacional: Leonel Almeida, Áurio Barros, António Kainda, Luís Lopes, Joaquim Moreno, Paulo Pascoal (1º de Agosto); Felipe Sibu (Ferroviário de Luanda); Zélio Carlos (Escolinha do Namibe); Salupassa Munhenho, Leandro Muzeca, Félix Bernardo (Grupo Desportivo 4 de Abril); Mikeyas Abrantes, Valdemiro Garcia, José Kiluba, Ariel Simões (Banca); Hélio Domingos, Tsango Kifuando, Anastácio António, Marcelo Nzinga (Renascimento); Príncipe Daliano, Manilson Ferreira, Adelino Manuel (Interclube); José Americano, Pompeu Francisco (Kabuscorp), Vicente Agostinho, José Ferrão (Sporting de Luanda) e Lourenço Júlio (Visa).


Revelação
Selecção de juniores
projecta  preparação

A Selecção Nacional júnior masculina de andebol que também vai disputar o seu Campeonato Africano, a partir do dia 22, igualmente na cidade queniana de Nairobi, pode começar a projectar a presença na prova apenas a partir de 22 do corrente, segundo Ilídio Cândido, vice-presidente da Federação. "É provável que comece no dia 22, é um mês de trabalho que temos previsto", disse.  A Selecção Nacional júnior masculina, orientada por Filipe Cruz, recorde-se, disputou o último Campeonato Mundial de juniores, disputado na Bósnia Herzegovina, fruto do quarto lugar no Africano de 2012, disputado em Abidjam, Costa do Marfim.

No Campeonato Mundial, a Selecção Nacional quedou-se no 21º lugar, entre 24 participantes.  
SC