Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleccionador deseja pódio no africano

05 de Fevereiro, 2014

Na edição passada disputado em 2012, na Costa do Marfim, Angola conquistou a medalha de bronze.

Fotografia: M. Machangomgo

O seleccionador nacional de andebol de cadetes, José Pereira «Kidó», apontou ontem, em Luanda, como objectivo atingir os dois primeiros lugar do pódio do campeonato africano das nações de andebol nessa categoria, a disputar-se de 14 a 22 Março, em Nairobi (Quénia).

Em declarações a «Angop», no final da apresentação da pré-selecção de andebol constituída por 28 atletas, o treinador sublinhou que apesar do grupo ser completamente renovado, trabalham no sentido de jogar de «igual para igual»com todos os adversários com vista a  melhorar a terceira posição ocupada em 2012, na Costa do Marfim.

Salientou igualmente que o curto tempo de preparação teve em conta o inicio da prova que de certa forma afectou negativamente no desempenho por tratar-se de andebolistas que estão a participar pela primeira vez em competições internacionais. Contudo, manifestou o desejo de a equipa ganhar todos opositores fortes como o Egipto, campeão africano, Argélia e Tunísia, para manter o país no pódio, bem como a classificação de Angola para o mundial de 2015.

Por outro lado, José Pereira  acrescentou ainda ser necessário aproveitar o africano para potenciar os jovens para a disputa do ouro na próxima prova do continente, prevista para 2016, no Egipto.

Fazem parte da pré-convocatória Leonel de Almeida, Áureo de Barros, António Kianda, Luís Lopes, Joaquim Moreno, Paulo Pascoal (1º de Agosto), Felipe Sibu (Ferrovia de Luanda), Zélio Carlos (Escolinha do Namibe), Salupassa Munhenho, Leandro Muzeca, Feliz Sanmassola (4 de Abril do Saurimo), Mikeyas Abrantes, Valdemiro Garcia, José Kiluba, Ariel da Silva (Desportivo da Banca).

Completam o grupo Hélio Domingos, Tsango Kifuando, Marcelo Zinga, Anastácio Kifuando (Renascimento do Uige), Principe Daliano, Manilson João, Adelino dos Santos, Eugénio Sardinha (Interclube), José Americano, Pompeu Ganga (Kabuscorp), Vicente Cardoso, José Luitengo (Sporting de Luanda) e Lourenço Júlio (Vitória Seguro de Angola). Os trabalhos de preparação arrancaram ontem às sete horas no Pavilhão da Cidadela Desportiva.

NA  SÉRVIA
Cadetes masculinos
cumprem estágio


A selecção nacional de andebol de cadetes masculina vai realizar de 27 do mês em curso a 12 de Março, um estágio preparatório na Sérvia, para a participação no campeonato africano das nações da categoria, a disputar-se de 14 a 22 de Março. A informação foi prestada à «Angop» pelo seleccionador nacional, José Pereira «Kidó», que sem precisar os nomes das equipas, acrescentou estar previsto a realização de seis jogos com clubes locais.

 Informou igualmente que seguem para estágio 16 atletas dos 28 pré - seleccionados e a primeira triagem acontece, quando o grupo estiver completo com os jogadores que vêm de clubes  de outras províncias do país. Na edição passada disputado em 2012, na Costa do Marfim, Angola conquistou a medalha de bronze.