Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Selecções acertam detalhes

Simão Kibondo - 14 de Fevereiro, 2016

Ciclistas Igor Silva e Walter da Silva vão liderar a Selecção Nacional nos Campeonato Africanos de Marrocos

Fotografia: Jornal dos Desportos

As pré-seleções masculina de seniores e juniores de ciclismo, entram a partir de hoje, domingo, na derradeira semana de preparação específica em Luanda, que vai culminar com  a indicação dos ciclistas que vão representar o País, nos Campeonatos Africanos da modalidade, competição a decorrer de 19 e 26 deste mês, na cidade marroquina de Casablanca.

Sob a orientação de uma comissão técnica, composta pelos técnicos Olegário Correia do Hotel luso de Benguela e Osvaldo Jacinto do Santos Futebol Clube, as pré- selecções nacionais de seniores e de juniores, que integram treze (13) ciclistas, vindos do Sport Luanda e Benfica (em maior número), Hotel Luso e Jair Transportes, ambas de Benguela e Santos Futebol Clube, concentraram-se em Luanda nas últimas semanas, onde terminam hoje, o seu segundo microciclo de preparação especifica.

Os ciclistas Igor Silva, campeão nacional de Angola nas provas em linha e em contra-relógio, que será o “chefe de fila” da selecção de elites ou de seniores e Walter da Silva, que representam o Sport Luanda e Benfica, com residência permanente em Benguela, foram os últimos corredores a juntarem-se ao estágio pré-competitivo em Luanda,   na última quinta-feira, dando, a partir daquele dia, mais tranquilidade e coesão ao grupo .

A nossa reportagem soube diante da dupla que constitui a Comissão técnica, criada para este compromisso ( Olegário Correia- Osvaldo Jacinto),  que depois do treino de hoje, será feita a triagem para a indicação dos dez (10) ou onze (11) ciclistas que representarão Angola na competição nos dois escalões (seniores e juniores), sendo tidos como certos os corredores Igor Silva, Dário António, Walter da Silva, Cruz Tuto e Mário de Carvalho, todos do Sport Luanda e Benfica, que constituem a espinha dorsal da selecção de elites ou de seniores.

Apesar das escolhas entre os juniores ser aparentemente mais difícil, dado o nível equilibrado entre os ciclistas de Luanda e de Benguela que constituem o grupo, as escolha devem recair para os corredores Bruno Araújo, Carlos de Araújo (Kali), ambos do Sport Luanda e Benfica, ainda Lucas Camilo, Vidal António ou Fábio Andrade e José Rocha, todos de Benguela.

A Comissão técnica criada para orientar as duas selecções composta pela dupla Olegário Correia e Osvaldo Jacinto, pondera seriamente a hipótese de chamar entre os pré-convocados, mais um(1) ciclista  em cada escalão como suplentes,  além dos cinco(5) seniores e dos quatro(4) juniores que inicialmente estava previsto.

Entretanto, José Mendes Panzo, do Santos Futebol Clube, poderá igualmente fazer parte da selecção de elites ou seniores, totalizando seis(6) e, avançando igualmente mais um corredor, em juniores  que será escolhido entre Fábio Andrade e José Rocha, totalizando os cinco(5), como medida de prevenção para quaisquer “incidentes de percurso”, nos dois escalões.

Como anteriormente já foi referido, Angola não participara nos Campeonatos de Pistas, entre 15 e 19 deste mês, pelo facto da federação angolana de Ciclismo (FDACI), não possuir condições técnicas, nem infra-estruturas para o efeito (Velódromos).


AFRICANO
Equipa técnica define programa da caravana


As duas selecções nacionais vão participar apenas nas provas masculina dos Campeonatos de Ciclismo de Estrada que se disputam de 21 a 26 deste mês em Casablanca ( Marrocos), nas especialidades de Contra-relógio por-equipas em juniores de 31 Km( 21.02), Contra-relógio por-equipas em elites ou seniores  de 68 km(22.02), Contra-relógio individual de juniores de 31 km (23.02), Contra-relógio individual de elites ou seniores de 42,5 km (24.02) e nas provas em linha de juniores de 120 km(25.02) e, nas provas em linha de seniores ou elites de 180 km (26.02).

Antes do embarque em voo directo na sexta-feira, pela companhia  da Air Royal Marrocos, de Luanda para Casablanca, a equipa técnica e os respectivos atletas das duas selecções nacionais estão concentrados em estágio no Hotel Forever no Bairro Benfica do município da Samba, onde estão alojados e depois dos treinos e fazem igualmente todas as refeições . Na última sexta-feira, a equipa técnica e os respectivos atletas depois dos treinos matinais foram todos submetidos ao programa de vacinação (que está em curso um pouco por todo o País), contra a Febre-amarela na Cruz Vermelha de Luanda. Ontem e hoje mais dois treinos em direcção a Estrada da Barra do Kuanza,  nas provas e distância que estão previstas para os Campeonatos africanos nos dois escalões.

Amanhã, segunda-feira, os ciclistas serão dispensados para tratamento de algumas questões relacionadas com a deslocação ao exterior do País, devendo retomar aos trabalhos na terça-feira, já com as duas selecções praticamente definidas.

A caravana angolana vai ser chefiada pelo vice- presidente de direcção da Federação Angolana de Ciclismo, Justiniano Araújo.
S.K