Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleces adiam incio de preparao

lvaro Alexandre - 20 de Setembro, 2014

Jovens angolanos desembarcam em Luanda no final do ms provenientes de Durban

Fotografia: Jornal dos Desportos

O Conselho Técnico da Federação Angolana de Xadrez (FAX) adiou para o dia 1 de Outubro, na sua sede social, o arranque dos trabalhos preparatórios das pré-selecções nacionais de juniores, com vista a participação nos Campeonatos Africanos, a decorrer de  27 de Novembro a 6 de Dezembro, na cidade de Saurimo, província da Lunda Sul.

As ausências do seleccionador nacional, Roman Chemerys do país e dos atletas pré-convocados estão na base da decisão. O Mestre Fide Roman Chemerys encontra-se em Portugal, onde procura obter o visto de trabalho e os atletas estão em Durban onde participam nos campeonatos mundiais da juventude.

O secretário técnico da FAX, Carlos Frades justificou que “Angola assumiu a organização dos campeonatos africanos de juniores para assegurar a revalidação do título feminino e a reconquista do título masculino”.

O técnico Roman Chemerys tem o regresso para Angola previsto para a primeira semana de Outubro e a delegação angolana sai de Durban no dia 30 do corrente, data prevista para desembarcar no país.

A primeira sessão de trabalho preparatório foi remarcado para o dia 3 de Outubro e a equipa técnica vai privilegiar o ataque e a defesa. 

Para constituir o grupo de dez atletas das pré-selecções nacionais de juniores, o Conselho Técnico convocou o Candidato a Mestre (CM) Sílvio Famoroso,  Edivaldo Gama, Mário Manuel, Cristiano Aguiar, David Silva, Josemar Cabingano, Fernando Cacunda, Domingos Chimbungula, Francisco Luís e Gerson Arão (masculino); Mestre Internacional Esperança Caxita, CM Maria Domingos, Domingas Tavares, Luzia Pires, Defina João, Ana Santos, Henriqueta Pires, Joana Constantino, Joselene Baptista e Albertina Mangueira.as corvinas (1,30 kg e 1,33 kg).