Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleces confirmam presena no Mundial

24 de Dezembro, 2014

Mundial do Lobito confirma participaes

Fotografia: Jornal dos Desportos

O campeonato do mundo de pesca desportiva de alto mar começa a ganhar corpo, com as confirmações das selecções nacionais participantes. Dos 15 países previstos, 13 estão validados para disputar a prova mundial de 28 de Março a 4 de Abril, na cidade de Lobito. A informação é do secretário geral da Federação Angolana de Pesca Desportiva, Alfredo Vidinhas.Com duas selecções cada, vão desembarcar no país as selecções da África do Sul, Senegal, Egipto, Tunísia, Alemanha, França, Espanha, Itália, Suíça, Áustria, Brasil e México.

Fontes apuradas junto da organização do campeonato do mundo informaram que Angola vai manter as duas selecções participantes do campeonato do mundo de pesca desportiva, no Estado brasileiro de Vitória de Espírito Santo. O grupo, que se sagrou campeã mundial, vai continuar a representar as cores do país. Os comandantes Fernando Duarte vai liderar a selecção principal de Angola e Rogério Matos, campeão mundial, continua no leme da equipa B. Os integrantes dos dois grupos mantém-se.

Alfredo Vidinhas informou que a organização vai estar em posse 30 embarcações e o mesmo número de skipers (condutores), com cinco de reservas para os casos de avarias e vão servir para transportar as equipas de pescadores para o alto mar durante a competição.É a primeira vez que o país organiza uma prova mundial. No seu historial, Angola apresenta dois títulos de campeão mundial. O primeiro foi obtido em 1998, na África do Sul, e o segundo este ano, no Brasil.Em 2006, Angola posicionou-se em quarto lugar, no mundial de Açores, Portugal. Naquela competição, José Cardoso pescou um blue marlin de 397 quilogramas.