Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleces juniores de xadrez seguem para a Arglia

lvaro Alexandre - 16 de Outubro, 2013

Seleces Nacionais de Juniores, feminino e masculino de xadrez

Fotografia: Jornal dos Desportos

As Selecções Nacionais de Juniores, feminino e masculino de xadrez seguiram ontem para Argélia onde vão disputar o campeonato africano de sub-20, de 24 deste mês a 2 de Novembro.

Na Argélia, o combinado masculino tem a pretensão de manter a medalha de prata, alcançada no ano transacto, na Tunísia, pelo Mestre Internacional Erikson Soares, de acordo com o secretário-geral da federação, Manuel Pedro.

“Vamos para a Tunísia com o olhar virado para o título em masculino e com as meninas vamos tentar a medalha de bronze, conseguido há seis anos, no Malawi, por Valquíria Rocha. As duas selecções foram escolhidas domingo pelo Conselho Técnico da Federação. O grupo foi reduzido para além do previsto, devido ao corte nas despesas  e a probabilidade de se conseguir medalhas.

O seleccionador nacional, Francisco Andrade, apostou em Vanderson Dias (1º de Agosto), Cristiano Aguiar (Académica de Lobito) e em Sílvio Famoroso (Progresso do Sambizanga). A selecção feminina é composta por Esperança Caxita (Macovi Popular) campeã nacional de seniores e Domingas Tavares (Macovi Popular), campeã nacional de juniores.

Foram afastadas Delfina João, campeã nacional de juvenis, e Maria Domingos, campeã provincial de juniores. Na classe masculina ficaram de fora David Silva e Edivaldo Gama.
Álvaro Alexandre