Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Selecções nacionais em grande no mundial

Álvaro Alexandre - 26 de Novembro, 2014

Boas capturas na primeira jornada abrem perspectivas para segunda jornada a disputar-se hoje em Vitória do Espírito Santo

Fotografia: Jornal dos Desportos

As Selecções Nacionais em seniores masculino dominaram a primeira jornada da 13ª edição do campeonato do mundo de pesca desportiva de alto mar, que decorre no Estado brasileiro de Vitória. As duas equipas angolanas desembarcaram na marina do Iate Clube do Espírito Santo no pódio. A equipa comandada por Fernando Duarte lidera a competição mundial com 1490 pontos e a B chefiada por Rogério Matos, ocupa a terceira posição com 650 pontos.

A bordo da embarcação Baloart, a equipa composta por Fernando Duarte, Rafael Brigham (Team Release), Carlos Louro (Team Release), Luís van Dúnen (Tudo Fish) e José Manuel (Tudo Fish) capturou sete marlins e três dourados. Os peixes de bico foram devolvidos ao mar.Três marlins brancos e um atum libertado é o somatório das capturas da equipa B angolana formada por Rogério Matos, Júlio Rocha (Team Kuxica), João Tavira (Team Kuxica), Nuno Abohbot (Team Náutico) e Sérgio Santos (Team Dourado do Lobito).

A pressão exercida sobre as selecções angolanas veio da principal equipa anfitriã. A selecção A brasileira ocupa a segunda posição com 800 pontos, resultantes da captura de quatro marlins brancos.A produção das 22 embarcações em competição foi de 41 exemplares de diversas espécies, 30 marlins, nove dourados, um atum e um wahoo. A selecção principal da Áustria perdeu a sexta posição (400 pontos) por ter sido penalizada pela organização. Os juízes desqualificaram a captura dos dois marlins brancos.

Após a conclusão da primeira jornada do Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva de Alto Mar, Angola A lidera a classificação mundial com 1490 pontos, seguido do Brasil A (800), Angola B (650), Itália A (600), Alemanha (400), Brasil B (260), Egipto B (250),  Alemanha B (230), Senegal B (230), Suíça (200),  África do Sul (200),  México B (200), Egipto A (200), México A (30), França B (30), Áustria B (0), França A (0), Senegal A (0), Espanha A (0), Itália B (0), Espanha B (0) e Áustria A (0).