Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleces Nacionais fazem correces

Rosa Napoleo - 22 de Outubro, 2013

Campeonato do Mundo em absoluto a decorrer de 7 a 17 de Novembro, na Bulgria.

Fotografia: Jornal dos Desportos

As correcções dos pontos críticos dominam a última fase de preparação das três Selecções Nacionais de Ginástica (juvenis, juniores e seniores) no Centro de Alto Rendimento de Sangalhos em Portugal.

Os onze atletas prosseguem o treino para melhor representação do país no Campeonato do Mundo em absoluto a decorrer de 7 a 17 de Novembro, na Bulgária.
O professor Ricardo Mendes, que acompanha a preparação das selecções, garantiu via telefónica, ao Jornal dos Desportos, que os conjuntos estão a absorver da melhor maneira as experiências e treinos.

“Desde que chegámos ao Centro de Treinos em Sangalhos, não nos demos descanso; os treinos são diários e intensos”, disse. O ginasta Francisco Muto, da equipa do Kabuscorp do Palanca, possui uma vasta experiência em competições internacionais e manifestou que o grupo está confiante na conquista de medalhas.

“Estamos aqui a aproveitar todo o treino. Queremos discutir as medalhas, à semelhança de outras competições internacionais, e cremos que vamos conseguir”, augurou.
A potencialidade dos ginastas angolanos também inspira a confiança de Agostinho Sungo, director técnico da Federação Angolana e chefe da delegação.

“Estamos conscientes de que vamos deparar-nos com inúmeras dificuldades no Campeonato do Mundo em absoluto na Bulgária, mas mantemos a nossa confiança, considerando a potencialidade dos nossos atletas”, afirmou.

 Francisco Muto (Kabuscorp) e Julmira Chepele (Huíla) constam do grupo de trabalho.  
                                    
EM ESPANHA
Técnicos nacionais
beneficiam de curso


Dois técnicos nacionais de ginástica vão beneficiar de formação em Espanha a partir de 10 de Novembro próximo, numa iniciativa da Federação daquele país europeu. Ância de Sousa, de Luanda, e Benjamim Samete, do Bié, vão tomar contacto com as novas regras durante cinco dias. Para a direcção da Federação Angolana de Ginástica, a realização de mais uma acção formativa para os técnicos nacionais constitui a maior preocupação na gestão do actual mandato.

O coordenador das Academias de Ginástica, Pina Serrão, disse que “a direcção da FAG se empenha em conseguir parcerias para a formação dos técnicos ao mais alto nível”.
Pina Serrão aclarou que “os bons resultados que a modalidade regista nos últimos tempos são fruto de acções de formação que a federação oferece aos seus técnicos em todo o país”.

De recordar que a última formação sucedeu em Lisboa e foi direccionada para juízes internacionais promovida pela Federação Internacional de Ginástica. Participaram os técnicos Augusto Sungo, director técnico, e Pina Serrão.    
 Rosa Napoleão