Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Selecções projectam zonal do Uganda

Rosa Panzo - 08 de Abril, 2014

Nadadores que militam em Portugal vão directos para o local da competição onde os organizadores prepara as condições

Fotografia: Nuno Flash

A Selecção Nacional Absoluta de Natação, em ambas as classes, deu início ontem aos trabalhos de preparação em Luanda, com vista à sua participação no Campeonato da  Zona, a ter lugar de 22 a 28 no Uganda. O secretário-geral da Federação Angolana de Natação, Joaquim Pestana, disse que nesta primeira semana de trabalho, os atletas vão treinar nos seus clubes acompanhados pelos técnicos até ao fim-de-semana.

“Após o dia 12 deste mês, data em que vamos realizar um torneio de avaliação em local a indicar, o grupo vai juntar-se para começar a preparação conjunta na piscina de Alvalade”, avançou. Os trabalhos de recuperação no Clube Náutico estão sob responsabilidade do treinador César Ribeiro, técnico principal do clube e adjunto da seleccionadora, Maria Andrade Graça.

No 1º de Agosto, os nadadores são acompanhados pela professora Graça até à realização do torneio de avaliação.  O secretário adiantou que a prova tem a denominação de “Torneio da Juventude, tentativa de Recordes”.  Os atletas seleccionados que militam em Portugal vão cumprir a fase preparatória em Portugal nos seus clubes. Na véspera da competição juntam-se ao grupo já no palco da competição.

Nas provas disputadas no Lobito no último fim-de-semana, a seleccionadora aproveitou para rodar os atletas e tirar algumas ilações do trabalho a realizar durante a fase preparatória com os atletas seleccionados. Os nadadores do 1º de Agosto dominaram a Taça de Angola e a Travessia do Lobito, ambas disputadas no Lobito no último fim-de-semana.

Para esta empreitada trabalham ao serviço da selecção os nadadores Maria Cipcic, Catarina Sousa, Vanessa Nascimento, Nayara Ribeiro, Luindia Kamavo, Maria Freitas, Lia ­Lima, Salvador Gordo, Henrique Mascarenhas, Daniel Francisco, Elmano Chagas, Braulio Paulo, Maglon Vilela, Alberto Henriques, Marcio Fernandes, Richard Fernandes, José Panzo, Carlos Alberto, Pedro Pinote e Yara Lima. A caravana nacional no Uganda é chefiada pela vice-presidente do órgão reitor da modalidade.