Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleces chegam Livingstone

?lvaro Alexandre - 08 de Junho, 2017

O Zonal 4.3 disputado em nove jornadas. O sistema de jogo o suo e cada jogador tem 90 minutos para realizar 40 lances.

Fotografia: Jornal dos Desportos

As Selecções Nacionais de seniores são aguardados hoje no período da tarde, na cidade de Livingstone, sede do Campeonato Africano da Zona 4.3, a decorrer de 10 a 17 do corrente, no Warm Harbor Hotel. A delegação angolana está deste ontem em Lusaka, capital da República da Zâmbia, em trânsito. Os angolanos desembarcam com a finalidade de conquistar a medalha de ouro e garantir presença no Campeonato do Mundo a disputar-se entre 2 a 28 de Setembro, na cidade de Tbilisi, Geórgia.

Os xadrezistas nacionais realizam a partir das 8h00 locais, uma viagem de aproximadamente 480 quilómetros entre Lusaka e Livingstone. O chefe da delegação e vice-presidente da Federação Angolana de Xadrez, António Assis, disse que todas as selecções estão hospedadas no Warm Harbor Hotel, localizada na região metropolitana de Livingstone.

Em busca do passe de acesso para o Mundial de Tbilisi, estão o Mestre Internacional (MI) Adérito Pedro (1º de Agosto), Mestre Fide (MF) Manuel Alberto (Escola de Xadrez de Viana), MF Domingos Paulino (Escola de Xadrez de Viana), CM João Júlio (Escola de Xadrez de Viana) e MI Maria Domingos (Progresso do Sambizanga). A competição conta também com as presenças do MI Daniel Cawdery (África do Sul), MI Robert Gwaze (Zimbabwe), MI Andrew Kayonde (Zâmbia), MI Daniel Jere (Zâmbia), GM Kenny Solomon (Africa do Sul), MI Chitumbo Mwali (Zâmbia), MI Stanley Chumfwa (Zâmbia), MI Gillan Bwalya (Zâmbia), Geoffrey  Luanja (Zâmbia), MI Richmond Phiri (Zâmbia), MI Providence Oatlhotse (Botswana) e MI Kelvin Chumfwa (Zâmbia).

Anida integram o  Spencer Masango (Zimbabwe), CM Barileng Gaealafshwe (Botswana), MF Matt Pon (África do Sul), Judah Simulundu (Zâmbia), CM Musatwe Simutowe  (Zâmbia), CM Lyndon Bouah (África do Sul), Prince Daniel Mulenga (Zâmbia), Kennedy Katowa (Zâmbia), CM Tebogo Pitlagano (Botswana), CM Roland Bezuidenhout (África do Sul), Ndawana Mosenya (Botswana), Puso Mabetu (Botswana), CM Persson Abrantes (Moçambique), MF Dante Beukes (Namíbia) e Henry Chambula Ngomi (Zâmbia). A abertura da prova acontece no sábado às 10h00 locais, na sala de reuniões do Warm Harbor Hotel. O Zonal 4.3 é disputado em nove jornadas. O sistema de jogo é o suíço e cada jogador tem  90 minutos para realizar 40 lances.