Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco de Optimist ultima preparao

Rosa Panzo - 05 de Novembro, 2018

Moiss Camota referiu, que com uma boa largada que o atleta tem bom incio de regata,

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Selecção Nacional de vela da classe Optimist  faz os acertos nas técnicas de largadas, rondagem, condução da bolina e de poupa, nos treinos preparatórios , com vista à sua participação no Campeonato Africano, prova que vai decorrer de  25 deste mês à 10 de Dezembro, em Maputo, Moçambique.
No final de semana, a equipa técnica liderada pelo seleccionador angolano, Moisés Camota, efectuou os últimos acertos aos atletas que apresentaram algumas debilidades ao longo do programa de treinos.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, o técnico salientou que a largada é uma das técnicas chaves, para um bom velejador. \" Temos dito, que uma boa largada é uma regata ganha\", disse.
Moisés Camota referiu, que é com uma boa largada que o atleta tem bom início de regata, ou coloca tudo a perder.
\" Na maior parte dos casos, principalmente, em provas internacionais, em que o corpo de jurados são estrangeiros, acabam por ser rigorosos com as regras, e é na largada que muitos são desclassificados\" aclarou.
Para o técnico, esta preparação não está a ser muito difícil, tanto para equipa técnica como para os atletas, pelo facto de ser uma equipa composta por 70 por cento de velejadores profissionais, que têm algumas participações em campeonatos desta natureza.
Questionado sobre o estado emocional dos atletas, o treinador referiu que os atletas estão a superar às expectativas traçadas pela equipa técnica.
\"Até ao momento, está tudo bem, no seio do grupo. Não temos registos de baixas por doenças ou lesões, que afastem os atletas na preparação. Todos têm comparecido aos treinos e são pontuais, estão a evoluir bem em cada ciclo preparatório.
Moisés Camota disse, que os atletas estão cientes das responsabilidades que cada um tem, no africano de Maputo.
\" Acredito, que teremos surpresas, porque os campeões das duas últimas edições são angolanos e colegas de equipa, tanto Osvaldo da Gama e Graciano Novais estão com pensamento de revalidar o título\".
Preparam-se para a defesa dos títulos, de bi-campeão,  Armindo de Sousa, Osvaldo da Gama, Braulío  Gumba, Graciano Novais, Osvaldo Carlos, Emílio do Rosário, Fernando Sabalo , Ronâncio Paulo. Da classe feminina completam a lista,  Ana Brito e Aline Lourenço.                    Rosa Panzo