Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco prepara Africano da Arglia

Rosa Napoleo - 11 de Janeiro, 2020

Os condicionamentos físicos, movimentos aeróbios e agilidades, estão a dominar a primeira etapa de treinamento da Selecção Nacional de Lutas, que se prepara para o Campeonato Africano de cadetes, juniores e seniores, a decorrer de 4 a 9 de Fevereiro próximo, na Argélia.  Os 35 convocados trabalham de segunda à sexta-feira no Pavilhão Anexo nº II da Cidadela Desportiva. O primeiro grupo de seleccionados para a lista definitiva serão encontrados hoje, depois de serem submetidos a provas entre si.
De acordo com o treinador Tiago Nseke, os atletas terão que se defrontar em três lutas distintas, onde terão a obrigação de vencer duas. \"Vamos colocar em prova atletas da mesma categoria de peso no primeiro combate. A segunda prova será feita entre atletas com categorias diferentes (superior ou inferior). Os atletas devem vencer pelo menos dois combates, para garantir um lugar na convocatória\", disse.
O treinador refere ainda, que várias triagens serão feitas no grupo, uma vez que as condições para a viagem ao africano requer custos. \"Esta é a primeira triagem, mas poderão surgir outras, porque o número que tencionamos levar é bastante reduzido. Vamos torcer para que haja condições financeiras, para se levar o maior número possível de atletas nesta prova que é de grande relevância para a modalidade\".
Outros dois atletas nacionais, que residem no exterior do país, serão ainda agregados ao grupo. Tratam-se de Alberto Ngunza, residente na Ucrânia, e Francisco Ngonda, que milita na França.Tiago Nseke, trabalha auxiliado por Soares Malungo e José Ducelino. Os objectivos de Angola passam pela obtenção de medalhas para o acesso ao africano de qualificação, visando aos Jogos Olímpicos, agendado para Março, em Marrocos.
Eis o grupo completo dos pré-seleccionados: Tadeu Francisco, Dody Jeremias, Ino Kussungo, Jovaldo Mendriz, António Segunda, Antero Issac, Regildo da Silva, Olávio Garcia, Bibiano Fernando, Diamanika Miguel, António Gaspar, Estelson Balati, Francisco Cambondo, Afonso Sebastião, Givaldo Branco, Eugénio Malunga, Fernando Malongo, Inelton Cardoso, Pedro Eduardo e Adilson Cafala (Luanda); Mayela Mulaka, Armando Ntaya (C.Cubango); Francisco Kadima, Dorivaldo da Rosa, António Francisco, Lourenço Manuel (Malanje); Pedro Kadima, Manucho Paulo (Uige); João Mendes (Zaire), Tchianda de Jesus (Namibe), António Gonçalves, Fuso Bartolomeu e Josué Roberto (Benguela).