Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco arranca com preparao

Rosa Napoleo - 28 de Julho, 2016

Os tcnicos principais atriburam as primeira sesses de trabalho aos atletas seniores

Fotografia: Dombele Bernardo

Os trabalhos de preparação da pré-selecção nacional de judo, visando a participação nos Jogos da SADC a decorrer em Dezembro em Luanda, iniciam na próxima semana, no ginásio do Clube Terra Nova, no município do Rangel. Trinta e seis atletas de várias categorias estão convocados.

Para orientar o grupo, o Conselho Técnico da Federação Angolana de Judo mantém os técnicos Yuri Paim e o adjunto Hélder Camindo. Nos dois primeiros meses, o grupo vai ser orientado por Pedro Junqueira e José Andrade, atletas dos escalões seniores.

"Delegamos as funções aos atletas seniores por serem os mais experientes. Junqueira e Andrade vão dar o melhor de si para unificar o grupo e elevar os níveis de competitividade dos seleccionáveis", disse o técnico principal, Yuri Paim e Hélder Camindo vão estar ausentes do país a partir do dia 1 de Agosto. Os dois treinadores cumprem uma formação de actualização no Rio de Janeiro a convite das entidades desportivas daquele Estado brasileiro. O regresso ao país acontece no final do mês de Setembro
.
Durante a estada nas terras do Samba, os técnicos angolanos vão procurar assinar acordos que venham beneficiar os atletas angolanos. Estágios e formações constam da lista de prioridade.

Sobre os Jogos da SADC, Yuri Paim assegurou os objectivos: "Queremos superar as três medalhas de ouro alcançadas na edição passada, em Botswana". A proeza em Gaberone havia sido conseguido por Mário Bentecoul, da categoria -60 kg,  Jonathan Kiala, -73 kg e Décio Ferreira, -73 kg.
A missão da selecção nacional de judo vai exigir maior esforço, face à qualidade dos atletas sul-africanos e de Moçambique. Os jovens devem começar a assumir a responsabilidade de jogar em casa.

Recorda-se que o judo tem sido a modalidade mais presente nas competições internacionais. Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016, Maria de Fátima é a representante legal. A judoca da categoria de -70kg vai encerrar a carreira depois de participar nos Jogos Olímpicos de Atenas'2004, Beijing'2008 e Londres'2012.