Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco de Angola capricha para Montreux

Silva Cacuti - 13 de Abril, 2019

Cinco Nacional est no Porto desde quinta-feira

Fotografia: Jos Cola | Edies Novembro

A Selecção Nacional vai participar na 66ª edição da Taça das Nações de Montreux, com um objectivo modesto ou seja, indiferente em relação à posição na tabela classificativa. A falta de ritmo competitivo, por  parte da equipa nacional que joga no país, o plano de preparação amputado e os adversários do grupo preliminar, são factores que coarctam  uma ambição maior, segundo o Seleccionador  Fernando Fallé.

O seleccionador disse, que a equipa encontra-se numa situação complicada, no que tange à definição de objectivos. " Os outros estão a competir e nós, ainda não começamos. Acho, que é possível, no futuro, rever a calendarização. Jogamos logo com a Espanha, campeã do mundo, depois Portugal e a seguir a Suíça, estão todos a competir e nós estamos num contra -ciclo, em termos de competição ". 

Para o treinador, não há dúvidas, sobre a serventia da prova de Montreux. " Os nossos jogadores precisam de minutos e Montreux vai servir para isso mesmo, não é o campeonato do mundo, há um conjunto de jogadores que são muito jovens, vamos dar minutos e ganharmo consistência enquanto selecção ", disse.

A equipa está desde ontem em Portugal e hoje disputa o primeiro jogo - treino, diante da equipa do HC Cambra, da segunda divisão. Fernando Fallé pretendia dez dias de estágio, para efectuar um mínimo de cinco jogos, mas disputa apenas duas partidas até deixar Portugal, na terça-feira. Na quarta-feira dia 17, a selecção defronta a similar de Espanha, campeã do mundo, para a primeira jornada do grupo preliminar. Angola tem em Portugal 12 jogadores, dos quais dois, Zidane e Chiquinho estreiam-se ao serviço da selecção. 

Angola disputa o torneio de Montreux,no quadro da preparação para o campeonato mundial que se joga em Barcelona, Espanha. A Selecção Nacional está inserida no grupo B preliminar, juntamente com as similares de Espanha, Portugal e a Suíça. No grupo A, estão as selecções da Argentina, Itália, França e a equipa Montreux HC, anfitriã da prova.Na edição passada,Angola quedou-se na quinta posição, atrás da de França, mas em frente da Itália, Chile e da equipa do Montreux HC, organizadora do torneio.