Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco de artstica prepara Jogos Africanos

Rosa Napoleo - 03 de Junho, 2019

O conjunto de 17 atletas iniciam a preparao no final do ms corrente

Fotografia: Antnio Soares | Edies Novembro

Angola faz-se representar nos Jogos Africanos de Marrocos, previstos de 19 a 30 de Agosto próximo, com a selecção nacional de ginástica artística. Os trabalhos de preparação iniciam na próxima semana, no Centro de Alto Rendimento de Malanje, sob a orientação dos técnicos Agostinho Sungo e Cláudio da Costa.
O Conselho Técnico da Federação Angolana de Ginástica convocou os ginastas Horácio Pita Grós, Xavier Bernardo, Domingos Muatchicumba, Refene Magalhães, Alexandre Simão, Pedro Sacupuepue, Evaristo Tchikungu, Samba Mahula, Clidinádia António, Julmira Segunda, Angelina Elias e Massiji Canhango.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, a Secretária Geral da Federação, Nguesa Campos, disse que tudo está encaminhado para o início dos trabalhos.
"Os trabalhos de preparação vão começar em breve. A Federação de ginástica trabalha na criação de condições de acomodação de atletas nos Centros de Alto Rendimento. Na especialidade artística, há bons atletas e já deram amostras de que podem ir mais longe\", disse.
Recorde que o último feito histórico da modalidade aconteceu no ano passado. A selecção nacional conquistou um total de sessenta medalhas no Campeonato Africano decorrido no Egipto. As medalhas atribuíram o passe para os Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, Argentina.     

COMPETIÇÃO
Rítmica de conjuntos
assegura mundial da Rússia


As ginastas Sofia Higino e Alice Tomás são as principais pilares da selecção nacional sénior em conjuntos para o Campeonato Mundial de Rítmica a decorrer em Setembro na Rússia. O conjunto de 17 atletas iniciam a preparação no final do mês corrente. Na primeira fase, os atletas vão trabalhar nos respectivos clubes e juntam-se para treinos em conjuntos a posterior.
Marizeth Tavares, Florência Missende, Laurieta Chiteculo, Joana Domingos, Adriana Chivindica, Evandina Severino e Elizabeth Mangundo são os representantes da rítmica em conjuntos na classe de juniores.
Na rítmica em individual, alinham as seniores Sofia Higino, Alice Tomás e Luana Gomes. Na prova de seniores em conjuntos competem Sofia Higino, Alice Tomás, Eunice Ferreira, Beatriz Kasselo, Janaida Dundão, Rosa Ventura e Nádia Paulo.
Os seleccionados da ginástica rítmica vão contar com a experiência da treinadora Maria Vitória que será coadjuvada pelos técnicos Henriques Chitumba, Alice Tomás, Sofia Higino e Nkumba Suzana.
Até ao momento desconhece-se o centro especial que vai acolher as senhoras para o habitual estágio pré-competitivo. O país possui dois centros de alto rendimento. Um em Malanje e outro em Benguela.