Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco de Honra conquista Taa Ensa

10 de Abril, 2017

Seleco Nacional liderada por MI Erickson Soares foi a mais forte que a equipa dos veteranos

Fotografia: EDUARDO PEDRO | Edies Novembro

A Selecção Nacional de Honra sagrou-se ontem, na sala Cuango do Hotel Skyna, a grande vencedora da Taça Ensa em xadrez. A prova organizada pela Federação Angolana de Xadrez em parceria com a Visa inseriu-se nas celebrações do 39º aniversário da Empresa Nacional de Seguros de Angola (Ensa) a assinalar-se no próximo sábado.

Na terceira e última jornada da Taça Ensa, a Selecção Nacional de juniores consentiu derrota diante da Selecção Nacional de Honra por 0,5-3,5. Os jovens entraram na partida com forte vantagem para levantar o troféu, mas a experiência baqueou diante dos adultos. Do primeiro ao terceiro tabuleiro, o Mestre Internacional (MI) David Silva, Domingos Chibungula e Denilson Santos não encontraram caminhos para resguardar os Reis. Sem alternativas de impedir a progressão dos ataques do MI Erikson Soares, Candidato a Mestre (CM) João Simões e do Mestre Fide (MF) Domingos Paulino, os jovens entregaram os Reis.

No quarto tabuleiro, a tenacidade do MF Cristiano Aguiar foi fatal ao ataque do MF Catarino Domingos. O representante da Selecção Júnior não cedeu à incursão do \"cota\" e complicou os objectivos. Depois de muita pressão, Cristiano Aguiar encontrou o lugar seguro para guardar o Rei e impedir a invasão de Catarino Domingos. Sem caminho para tomar de assalto, aceitou o empate.

Noutra partida, a Selecção Nacional Feminina empatou (2-2) com a Selecção Nacional de Veteranos. Tacticamente, o desempenho das equipas esteve nivelado. Cada uma obteve duas vitórias e duas derrotas.

A MI Esperança Caxita venceu o MI Armindo Sousa e a MF Luzia Pires impôs uma derrota a Mário Neves. A MI Maria Domingos perdeu diante do MF Aristóteles Ramos e a CM Delfina João perdeu diante do veterano Carlos Frades.

No final do torneio, o CM João Simões, da Selecção Nacional de Honra, foi eleito o Melhor Jogador Valioso com três pontos em igual número de confronto. Nos lugares imediatos quedaram-se o MI Erikson Soares, da Selecção Nacional de Honra, com dois pontos; MF Domingos Paulino, da Selecção Nacional de Honra, com dois pontos; e Manuel Pedro, da Selecção Nacional de Veteranos, com um ponto.

Na classificação final da Taça Ensa\'2017, a Selecção Nacional de Honra ficou em primeiro com 15 pontos, resultantes de sete vitórias, um empate, uma derrota. Nos lugares subsequentes estão a Selecção Nacional de Juniores com 10 pontos (5 vitórias, 0 empate e 4 derrotas), Selecção Nacional de Veteranos com 9 pontos (4,1,4) e Selecção Nacional Feminina com dois pontos (0,2,7). A presente edição da Taça Ensa foi disputada em prova convencional de uma hora KO, rápida de 15 minutos e blitz de 5 minutos.