Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco encerra preparao

Silva Cacuti - 10 de Janeiro, 2017

Seleco Nacional de andebol viaja hoje para local da prova

Fotografia: Jos Soares

A Selecção Nacional de andebol sénior masculina encerra hoje o estágio, que realizou em Vila Nova de Gaia, Portugal, com vista à participação no Campeonato do Mundo que se disputa a partir de amanhã até 29 do corrente, em França. Hoje, a equipa deixa Portugal e ruma para o palco da competição, onde a partir de quinta-feira começa a competir diante da Eslovénia.

Após o período de estágio, Alexandre Machado "Careca", seleccionador nacional, tem uma ideia do nível competitivo da equipa. No estágio, a equipa disputou quatro jogos de controlo. O último foi realizado ontem, diante do ADA Maia Ismai, equipa do campeonato luso. No primeiro jogo, a Selecção Nacional perdeu por 21-28 para o FC do Porto. O sete nacional voltou a perder por 24-26 para o FC Gaia. No terceiro jogo, a Selecção Nacional venceu a Associação Artística de Avanca por 24-18.

Angola é referenciada como a equipa com forte poderio na defesa. O Web site da competição refere que o conjunto angolano vai servir-se da " defesa muito sólida que o levou a atingir o terceiro lugar continental", para alcançar o objectivo no Mundial. Angola vai melhorar ou manter o saldo dos campeonatos mundiais anteriores.

Angola alcançou a 20ª posição, em 2005 na Tunísia, na sua primeira presença em mundiais. Em 2007, na Alemanha, a equipa baixou para a 21ª edição. Depois de dez anos, Angola chega ao mundial sem a pressão de resultados, e com uma equipa em que constam três "sobreviventes" da campanha anterior.

Numa atitude coerente, a Federação Angolana de Andebol não impôs qualquer meta aos atletas e à equipa técnica, que  jogam pela honra. Edivaldo Ferreira "Moreno", que actua no Etoile Sahel da Tunísia, é a maior referência do conjunto angolano. Sérgio Lopes é o mais experiente e vai marcar em França a sua terceira presença em campeonatos mundiais, ou seja, é totalista em relação às presenças angolanas. Giovani Muachissengue e Show Babi estiveram no campeonato mundial de 2007.

A Selecção Nacional vai jogar inserida no grupo B, que tem como palco a cidade de Metz. Angola joga na estreia com a Eslovénia, sexta classificada do torneio olímpico do Rio de Janeiro, no Metz Arena, às 14h00 de quinta-feira.

Na segunda jornada, no sábado, às 20h45, a Selecção Nacional joga com  a Macedónia e, à mesma hora, no dia 16 para a terceira ronda, defronta a Espanha. No dia 17, também às 20h45, a Selecção Nacional defronta a Groenlândia e fecha a primeira fase diante da Tunísia.

Alexandre Machado "Careca" tem à disposição os atletas Adelino Pestana, Adilson Maneco, Belchior Kamuanga, Gabriel Teka, Giovani Muachissengue, Gilberto Figueira, Jairoslav Aguiar, Julião Gaspar, Manuel Nascimento, Nestor Quinanga, Osvaldo Mulenesa, Romé Hebo, Sérgio Lopes, Edivaldo Ferreira e Elias António.