Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco falha embarque a Lisboa

Silva Cacuti - 08 de Abril, 2019

Seleccionador nacional deixa a capital do pas amanh com destino a Portugal

Fotografia: Santos Pedro | Edies Novembro

A Selecção Nacional de hóquei em patins, que vai participar na 65ª edição da Taça das Nações de Montreux, Suíça, já não embarca hoje para Portugal afim de cumprir o estágio pré-competitivo, como inicialmente estava previsto, segundo apurou o Jornal dos Desportos de fonte próxima. O torneio de Montreux disputa-se de 17 a 21 do corrente.
A nossa fonte não avançou as razões do atraso no embarque e aponta possíveis questões financeiras. A nossa reportagem tentou contactar Pedro Azevedo, vice-presidente da Federação Angolana de Patinagem, mas não tivemos sucesso.
Segundo a nossa fonte, a equipa efectua hoje, segunda-feira, mais uma sessão de treino, no fim da qual a equipa técnica pode definir os sete atletas que leva para o estágio. Na Europa, vão juntar-se ao conjunto Martin Payero, André Centeno, Humberto Mendes, João Pinto e Francisco Veludo.
O plano do seleccionador era seguir viagem hoje e integrar os jogadores que evoluem no velho continente, para a equipa ter trabalho conjunto até perto da estreia na prestigiada Taça das Nações.
 A viagem da equipa para Portugal, pode acontecer apenas na quarta-feira. Fernando Fallé, treinador que tinha contactos avançados em Portugal, para jogos treinos, segue primeiro. Parte amanhã, para tentar que a equipe jogue, antes de iniciar a participação no torneio de Montreux.
No sábado, a Pré-Selecção Nacional venceu o Petro de Luanda por 6-2, no único teste efectuado no país. Angola disputa o torneio de Montreux no quadro da preparação para o Campeonato Mundial que se joga em Barcelona, Espanha. A Selecção Nacional está inserida no grupo B preliminar, juntamente com as similares de Espanha, Portugal e a Suíça.
A estreia de Angola vai ser a 17 do corrente, diante da Espanha,  e no dia seguinte joga diante de Portugal, para encerrar a participação na fase de grupos, diante da Suiça, no dia 19.
No grupo A estão as selecções da Argentina, Itália, França e a equipa Montreux HC, anfitriã da prova.
Angola vai disputar o Campeonato do Mundo no grupo de elite, depois de se ter sagrado campeã africana, ao vencer a similar de Moçambique por 5-3, no jogo de atribuição do título africano na prova disputada em Luanda.