Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco inicia luta para manuteno da classificao

Silva Cacuti - 21 de Janeiro, 2017

Fotografia: AFP

O jogo de hoje diante da selecção do Japão marca o início de um novo desafio para o conjunto angolano, na medida em que começa a verdadeira luta para a manutenção do 21º lugar da última presença em campeonatos mundiais. Angola defronta o Japão na cidade de Brest, em partida para as classificativas do 21º ao 24º lugares.

Angola e as outras sete selecções que falharam o apuramento à fase seguinte do mundial jogam a "President cup" (Taça Presidente) que define a colocação das equipas do 17º ao 24º lugares.

As equipas que ficaram em quinto lugar na fase de grupos  jogam para as classificativas do 17º ao 20º lugar, enquanto as últimas de cada grupo jogam no subgrupo em que está Angola. Orientada por Alexandre Machado, a equipa angolana precisa de vencer os dois jogos deste mini torneio para garantir a fuga à lanterna vermelha.

A receita que se aconselha ao conjunto nacional para levar a cabo o seu objectivo de garantir a primeira vitória neste mundial passa pela concentração defensiva aliada a mais paciência no ataque a fim de evitar as inúmeras falhas técnicas que tem cometido.

Gabriel Teka e Amarelo já jogaram próximo do seu verdadeiro nível, diante da Tunísia e podem ser hoje armas para levar o país à vitória. A Selecção Nacional perdeu as cinco primeiras partidas do mundial e tem um saldo de 122 golos marcados e 191 sofridos. Quanto ao Japão há a realçar a agressividade defensiva com que se apresenta, influenciada pelo estilo do seu seleccionador, António Ortega, antigo medalhista olímpico espanhol.

Aliás, a Espanha domina o mundial ao colocar seis seleccionadores dentre os 24 mundialistas. Valero Rivera (Qatar), Talant Dujshebaev (Hungria), Jordi Ribera (Brasil), Fernando Barbeiro (Bahrein), Manolo Cadenas (Espanha), além do técnico do Japão.

Os japoneses surpreenderam o mundo ao qualificarem-se para os jogos Olímpico do Rio de Janeiro. No campeonato asiático apuraram-se atrás do Qatar. António Ortega que se despede da selecção nipónica quer obter o melhor resultado possível. O técnico vai treinar a partir de 1 de Fevereiro até 2019 a equipa dinamarquesa do Kif Kolding.