Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco na Polnia faz primeiro teste

Silva Cacuti - 03 de Janeiro, 2019

Pupilos de Filipe Cruz esto em amistosos para o Mundial

Fotografia: Jos Cola| Edies Novembro

A Selecção Nacional defronta amanhã às 17h00, a equipa polaca do SPR Stal Mielec,  jogo que abre o ciclo de amistosos no quadro de preparação para o Campeonato Mundial da Dinamarca e Alemanha, que se realiza a partir de 10 do corrente. A equipa angolana, às ordens de Filipe Cruz, encontra-se desde 28 de Dezembro em estágio na Polónia.
Para o conjunto europeu, o jogo permite ao veterano Krzysiek, novo treinador, arrumar as peças, uma vez que ascendeu ao cargo há poucos dias, em função dos maus resultados do antecessor. A liga polaca regista uma breve pausa para o arranque da segunda volta, e Krzysiek actuou como jogador, na primeira volta.
Segundo dados fornecidos pela Federação Angolana de Andebol (Faand), na concentração, a equipa já não defronta a similar da Coreia do Sul, como foi anunciado. A equipa coreana não confirmou a presença na Polónia.
Ainda assim ,a equipa prevê outros três jogos. No sábado dia 5, a Selecção Nacional defronta o KPR Gwardia Opole, também da Polónia.  A 7 cruza a fronteira polaca para jogar com o HC Banik Karvina, da República Checa. A 8 do corrente, tem novo confronto que pode voltar a ser diante SPR Stal Mielec.
O Seleccionador Nacional espera, com esses ensaios, chegar à vertente competitiva, para alcançar níveis que permitam à equipa ombrear com os integrantes do grupo 4, da fase preliminar.
 \"Queremos ter uma Selecção que apresente um andebol fluído, esclarecido, nas fases do jogo, porque vamos encontrar adversários poderosos , é importante que tenhamos uma Selecção capacitada a superar-se. Falta-nos o aspecto competitivo, esperamos que o estágio nos traga isso\", augurou.
Filipe Cruz, está na Polónia com os seguintes atletas: Guarda-redes: Geovani Muachissengue, Custódio Gouveia. Pivot: Gabriel Teca, Aguinaldo Tati, Agnelo Quitongo.
Centrais: Manuel Nascimento, Claudio Lopes, Romé Hebo. Pontas- direita: Otiniel Pascoal, Osvaldo Mulenessa, Claudio Chicola. Pontas - esquerda: Elsemar Santos ,Adilson Maneco. Lateral - direito: Francisco Almeida. Lateral - esquerdo: Edvaldo Ferreira.
Angola vai jogar a primeira fase,  inserida no grupo D, em Copenhaga, Dinamarca. Estreia-se com o Qatar, a 11 de Janeiro. Na segunda jornada, a 13 de Janeiro, defronta a Hungria. No dia 14, o adversário é a forte selecção da Suécia. Depois do repouso, no dia 15, a equipa volta à quadra nos dias 16 e 17 para as últimas jornadas da fase de grupo, com a Argentina e o Egipto.
Em 2017, em França, a Selecção Nacional quedou-se na última posição. Na altura, a equipa era comandada por Alexandre Machado.