Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco Nacional augura Rio'2016

Rosa Napoleo - 31 de Março, 2016

A qualificação para os Jogos Olímpicos de Rio de Janeiro'2016 é o principal objectivo da selecção nacional de canoagem no Campeonato Africano, que decorre desde o dia 29 de Março a 4 de Abril, na cidade de Durban. Angola encontra-se no palco da competição desde às 14h00 de ontem, com uma delegação chefiada pelo técnico Mateus Afonso.

Para lograr o objectivo, Angola está representada por Jairo Domingos, Gerson Samuel (caiaquistas), César Fidalgo, Paulo Rocha, Manuel António (canoístas) e Josemar Andrade (paralímpico).Em função da preparação feita no país, a confiança da qualificação ao Rio de Janeiro'2016 é depositada na disciplina de canoa, segundo o treinador principal. Mateus Afonso justifica que o grupo reúne "maior nível competitivo".

"Vamos a este africano com toda a determinação, apesar de não beneficiar de estágio pré-competitivo. É a nossa última oportunidade de conseguir uma vaga para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro'2016", disse.Mateus Afonso revelou também que "outro elemento importante" é a elevação de Angola no ranking continental. "Devemos pensar nisso", ressaltou.

O conjunto pretende aproveitar o primeiro dia de estada para treinos de adaptação. As provas da competição são realizadas em água doce, diferente das que os atletas estão habituados no país. Este ano, a canoagem angolana chegou a duas meias finais do Campeonato do Mundo de Milão, assim como arrecadou nove medalhas (dois ouro, cinco prata e dois bronze) no Campeonato Africano da Tunísia. No histórico de participação, constam presenças nos Jogos Olímpicos de Beijing'2008 e Londres'2012 com Fortunato Pacavira e Nelson Henriques.