Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco nacional falha zonal VI

Rosa Napoleo - 20 de Março, 2016

Combinado nacional vai agora virar as suas baterias para o Campeonato Africano do Egipto

Fotografia: M. Machangongo

O conselho técnico da Federação Angolana de Judo anulou ontem a participação da Selecção Nacional no Campeonato da Zona VI, a decorrer de 21 a 23 deste mês, África do Sul, devido a falta de verbas para custear a deslocação do combinado angolano, segundo fez saber o seleccionador, Yuri Paim.

"Infelizmente fomos obrigados a descartar esta competição porque nos vemos apertados em termos de finanças para a compra dos bilhetes de passagem dos atletas. Os valores que a federação recebe do Ministério da Juventude e Desportos ficou muito reduzido e quase não chega para cobrir os compromissos da modalidade além fronteira", explicou.
 
Yuri Paim aclarou que o órgão está a pensar nas condições para a próxima competição (Campeonato Africano do Egipto), a decorrer de 8 a 12 de Abril.

"Temos em vista o Campeonato Africano do Egipto que vai contar para a qualificação aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, e pensamos trabalhar para não perdermos mais esta prova. Os atletas que temos seleccionados, terão que financiar os seus bilhetes de passagens e a federação vai cobrir apenas a alimentação e hospedagem no local da competição".

Na lista dos competidores para o Campeonato Africano do Egipto, estão Joelson Teixeira -66 kg, Hélio Zembula -73kg, Nair Garcia -60 kg, Dário Facada -66 kg, Mário Holo -60 kg, Walter Teke -90 kg, Eliseu Holo-90 kg, Fidel Jaime -81 kg, Pedro Ebo -76 kg, Fátima António (Faia)- 70 kg, Casimiro Bento - 100 kg.

A modalidade tem igualmente agendado os Jogos da SADC, em Maio, competição a decorrer em Luanda e os Jogos da CPLP, em Setembro no Cabo Verde.