Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seleco regressa aos trabalhos

Rosa Panzo - 22 de Junho, 2018

Jogos Olmpicos com velas angolanas.

Fotografia: Dombele Bernardo| Edies Nouvembro

A Selecção Nacional de vela da classe laser 4.7, que prepara-se na Baia da Ilha do Cabo, tendo em vista a sua participação nos Jogos Africanos da Juventude, a disputar-se de 19 a 28 de Julho próximo, na Argélia, retoma amanhã, sábado, os trabalhos de preparação no mesmo campo de regatas,  com exercícios técnicos e tácticos.
A Selecção registou pausa nos treinos, devido à participação dos velejadores no torneio de encerramento da época desportiva, realizada pelo Petro Atlético de Luanda no último fim-de-semana.
O técnico da Selecção Nacional, Manuel Lello, em entrevista ao Jornal dos Desportos, disse que, nesta fase, a equipa técnica estará mais focada nas questões tácticas e estratégicas de regatas.
\" Vamos nos focar mais nestas questões, porque foi aí onde os atletas mais falharam, ou seja, cometeram inúmeros erros nos últimos torneios\", disse.
No torneio de encerramento, os integrantes da selecção ficaram entre o quarto e o sétimo lugar, situação que preocupa a equipa técnica.
Para a correcção dos erros cometidos nos últimos torneios, Manuel Lello vai acelerar a intensidade nos trabalhos, \" sobretudo em duas condições de mar, isto é, teremos treinos feitos dentro da Baía, onde o mar é mais calmo e treinaremos  na contra-costa onde o mar é mais agressivo. Tudo porque nos campeonatos desta dimensão, as condições do mar e vento exigem maior adaptação e experiência, em termos de andamento para se poder vencer ou cumprir com os objectivos nas provas\", argumentou.
Questionado sobre a situação climatérica, o técnico revelou que, nos últimos dias, a mudança do clima tem dificultado muito o trabalho.
\" Nesta época de cacimbo temos pouco vento durante a fase toda e se tiver tem sido com intensidade  média ou baixa, correspondente aos 12 a 13 nós de vento. Que não é o que se pretende para trabalhar, mas também não nos impossibilita a realização de treinos. Trabalhamos mesmo assim\".
Estão ao serviço da Selecção Nacional os velejadores  Lourenço Simão,  João  Artur e Decaprio Fernandes, todos afectos ao Clube Naval de Luanda.
RP