Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Selees juniores iniciam preparao

Rosa Panzo - 14 de Julho, 2013

Seleces de natao, juniores femininos e masculino, do incio preparao

Fotografia: Jornal dos Desportos

Na primeira sessão de treinos, o seleccionador nacional, César Ribeiro vai atarefar os atletas com exercícios físicos de recuperação, antes da entrada para a preparação específica.

O técnico escusou-se a falar sobre o programa específico da preparação, já que prefere juntar primeiro o grupo.
“Após a reunião com a comissão técnica da federação na segunda-feira vou reunir o grupo e começar a traçar as metas do que se pretende alcançar no mundial do Dubai. Nos próximos dias vamos ter o programa bem delineado”, referiu.

Foram convocados para esta missão os nadadores Marin Cipcic, Richard Fernandes e Márcio Fernandes, do 1º de Agosto e Dehnys Cruz, do Clube Náutico da Ilha de Luanda.
Da classe feminina fazem parte da convocatória as atletas Maria Cipcic, Luindia Kamavo e Catarina Nóbrega, do 1º de Agosto e Jéssica Esteves, do Clube Náutico.


Joana Silva bate recorde

Joana Silva ficou à porta da final dos 50m costas no Campeonato da Europa de Juniores, que está a decorrer em Poznan (Polónia), com um novo recorde pessoal.

A nadadora portuguesa foi 12.ª classificada na primeira série das meias-finais dos 50m costas com um novo máximo pessoal de 29.93 – o anterior era de 30.51 –, a 11 centésimos da alemã Sonnele Oeztuerk (29.82) que fechou o lote das dez apuradas para a final. Nas eliminatórias da manhã, a atleta nacional foi 20.ª com 30.59.

“Contava baixar o meu recorde pessoal, mas não estava à espera de baixar os 30 segundos. Senti-me muito confortável na prova e o nado constante foi fundamental para o resultado final. Apesar de ter ficado muito perto da final, estou muito satisfeita por ter nadado na casa dos 29 segundos. Sinto-me agora mais confiante e com mais garra para a prova dos 100 costas”, afirmou Joana Silva.

Na segunda série das “meias”, Inês Fernandes não foi além da 20.ª posição com o tempo de 30.85. Nas eliminatórias da manhã, a nadadora portuguesa, detentora do recorde nacional júnior nesta distância (29.42), foi 21.ª com 30.67.
Ainda nas eliminatórias, Tomás Veloso foi 44.º nos 50m bruços com o tempo de 30.79. O máximo nacional nesta distância é de 29.07 e pertence a Bruno Ramos.

Adriana Castro classificou-se no 32.º posto dos 200m livres com a marca de 2:11.30. O recorde nacional nesta distância é de 2:05.38 e está na posse de Ana Alegria desde Abril de 1993 (Florença).