Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seminrio de Judo capacita tcnicos

Joo Francisco - 23 de Outubro, 2013

Federao, organiza aco formativa para capacitar tcnicos judocas

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Federação Angolana de Judo (FAJ) promove a partir de hoje em Viana, no templo Marcial Stacer-Demmis, uma acção formativa para capacitar técnicos daquele município em relação às novas regras internacionais da modalidade. A acção formativa tem como principal prelector o presidente de direcção da FAJ, Paulo N´zinga “Mestre Apolo” e é reservada aos técnicos, monitores, árbitros e atletas da alta competição da modalidade do município de Viana.

Paulo N´zinga disse ao Jornal dos Desportos que a actividade tem como objectivo a actualização das regras do Judo praticado a nível internacional. “Vamos mostrar algumas técnicas de contra-ataque que foram melhoradas e fazer a actualização de regras de arbitragem igualmente inovadas pela Federação Internacional de Judo (FIJ) e União Africana de Judo (UAJ)”, frisou.

Além do presidente da FAJ vai intervir na formação como prelector o judoca Agostinho Paulo que é o coordenador técnico de toda a actividade de Judo no município de Viana.
Agostinho Paulo ostenta o 2º Dan da modalidade, foi campeão nacional em 1999/2000 e vai dissertar sobre a sua experiência na alta competição.

Nos projectos futuros da FAJ, segundo o presidente de direcção, estão na forja outras acções formativas, como a actualização das regras de arbitragem, na próxima semana, com o objectivo de aplicá-las no campeonato juvenil e de esperanças (dos 9/13 e 15/17 anos). A FAJ controla praticantes em 18 províncias, com destaque para a de Luanda que detém o maior número de escolas e clubes.
João Francisco


JUDO
Malange pronta para o nacional


A província de Malange está preparada para acolher o Campeonato Nacional de Seniores de Judo agendado para os dias 6, 7 e 8 de Novembro. O evento desportivo vai movimentar atletas das classes individuais e por equipas, de todo o país e visa encontrar os integrantes das Selecções Nacionais, que vão disputar os Jogos da Lusofonia, Campeonato Africano e as eliminatórias para os jogos Olímpicos da Juventude, previsto para Botswana.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, o presidente da Federação Angolana de Judo, Paulo Nzinga Apolo, garantiu a disponibilidade da província de Malange. “Estamos em contacto permanente com os responsáveis daquela província e recebemos a confirmação do Governo que se responsabilizou em ajudar. Também garantiram-nos o local da competição, o pavilhão Palanca Negra, e a hospedagem num dos estabelecimentos hoteleiros local”, disse.

Quanto à alimentação e o transporte das equipas das suas origens para Malange, Paulo NZinga Apolo assegurou que “vai ser pago pela Federação em parceria com as equipas”.
Face à importância da competição, as equipas de Luanda como Emissoras, Marçal, Rangel, Interclube, Hoji ya Henda e Kodocan, e as representações das províncias do Bengo, Huambo, Benguela, Huíla, Kwanza-Norte e Malange trabalham para destronar a forte equipa do BKE da Huíla, detentora do troféu.
Rosa Napoleão