Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Seminário formativo antecede GP Zé Du

18 de Julho, 2014

1.º Seminário Nacional dos desportos motorizados, a realizar-se no dia 31 deste mês, em Luanda.

Fotografia: M. Machangomgo

Inserido Terceiro Grande Prémio Internacional Zé Du, em Automobilismo e Motociclismo, a disputar-se nos dias 2 e 3 de Agosto, no Autódromo de Belas, a acção formativa anunciada na capital do país pelo vice-presidente da Federação Angolana de Desportos Motorizados (FADM), Ramiro Barreira, conta com prelectores nacionais e estrangeiros.

Dirigido aos agentes dos desportos motorizados e demais intervenientes, constam ainda do programa a criação e gestão de equipas de competição, formação técnica de comissários, directores de prova e pista, fiscais, cronometristas, bem como questões práticas, no dia seguinte, 1 de Agosto, no Autódromo. A nova Lei dos Desportos em Angola, Articulação com as Federações e Associações, a ser proferida por um responsável do Ministério de tutela, também faz parte das aulas, que incluem projecções de vídeos, diapositivos e exemplos da Fórmula Um, WRC, Rallis todo-o-terreno (Dakar), Marrocos, na perspectiva do desenvolvimento.

Além dos especialistas angolanos, como o antigo seleccionador de basquetebol Victorino Cunha, o seminário conta com a presença de Luís Caramelo, Nuno Magalhães (presidente da Comval Racing de Portugal), Fernando Matias (Motorsport) e José Rita, presidente da comissão de Rallis TT da Federação de Motociclismo de Portugal.

Quanto à prova alusiva ao 72.º aniversário do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, a assinalar-se no dia 28 de Agosto, ela conta com meia centena de concorrentes nacionais e estrangeiros, dos quais trinta carros e 20 motas, a competir em duas mangas de 11 e 12 voltas.

Estão envolvidos pilotos de Luanda, Cuanza Sul, Huambo, Namibe, Benguela e Huíla, e portugueses, nas categorias GT-veículo com protótipo superior a dois mil centímetros (12 voltas), motas de 600 cilindradas (11 voltas) e turismo (12 voltas).

Também pontuável para o campeonato nacional de velocidade, o GP Zé Du reserva taças, prémios monetários e medalhas a todos participantes.
Os pilotos Daniel Vidal Júnior (carros) e Hélder Coelho “Vuty” (motas) foram os vencedores da edição 2013.