Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Serena anuncia retirada provisória

05 de Outubro, 2015

Ao longo da sua carreira Serena conquistou os títulos de todos os torneios do Grand Slam em simples

Fotografia: AFP

A americana Serena Williams, líder do ranking WTA e campeã em 2015 do Open da Austrália, de Roland Garros e de Wimbledon - e que foi derrotada nas semifinais do US Open -, anunciou o fim da sua temporada para conseguir a recuperação física adequada.

"Eu estou a dar um passo pró-activo e me retiro dos torneios de Pequim (esta semana) e de Cingapura (sede do Masters do fim de ano), para cuidar da maneira adequada da minha saúde e ter um tempo para me recuperar", afirma num comunicado Serena Williams, vencedora de 21 torneios de Grand Slam.

Williams não retornou às quadras desde sua derrota surpreendente nas meia-ifinais do US Open para a italiana Roberta Vinci, um resultado que impediu a americana de concretizar o sonho de conquistar na mesma temporada os quatro torneios do Grand Slam do ténis.

"Não é segredo que joguei lesionada boa parte do ano - se era meu cotovelo, meu joelho ou, nos momentos finais após um determinado jogo em Flushing (US Open), meu coração", destacou a tenista.

Mesmo assim, a americana de 34 anos descarta totalmente se aposentar de vez do circuito. "Sou uma competidora feroz, e quero jogar tão bem quanto puder todo o tempo que puder. Pretendo voltar a treinar e participar de jogos de exibição até o fim do ano", disse.

Actualmente é considerada pela Associação Feminina de Ténis como a número 1 do mundo de simples. Mas também já foi a n° 1 do mundo nas duplas. Se profissionalizou em 1995, quando era treinada pelo seu pai, Richard Williams.

Venceu na carreira 21 torneios do Grand Slam em simples. Com essas conquistas, ela é a terceira maior campeã da história de torneios do género e está apenas a um da alemã Steffi Graf e a três de igualar a australiana Margaret Smith Court.

Ao longo de sua carreira, Serena conquistou os títulos de todos os torneios do Grand Slam em simples, incluindo o que ela auto denomina "Serena Slam", referindo-se aos quatro Grand Slam seguidos que ela venceu por duas vezes.

Está incluída, tanto na modalidade de simples quanto nas duplas, na restrita lista das jogadoras que tem em seu currículo, a todos os títulos de Grand Slams da turnê feminina. Também conquistou três Medalhas de ouro Olímpicas nas duplas, essas vencidas nos Jogos Olímpicos de 2000, 2008 e 2012. Ganhou também uma Medalha de ouro Olímpica em simples nas Olimpíadas de Londres 2012.