Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Serena prolonga ranking

16 de Outubro, 2014

Serena passa a ser a quarta jogadora a liderar por mais tempo o ranking da WTA ao ultrapassar a suíça Martina Hingis

Fotografia: AFP

A norte-americana Serena Williams nem precisou de entrar em quadra na semana passada para escrever mais uma vez o seu nome na história do ténis feminino. Na passada segunda-feira, tornou-se a quarta jogadora que liderou por mais tempo o ranking da WTA, ao superar a marca da suíça Martina Hingis,  alcançou a 210ª semana como número um do mundo.

Detentora de 18 títulos nos torneios do Grand Slam, Serena agora vai tentar atingir a marca de 260 semanas da norte-americana Chris Evert, mas pode  precisar de quase um ano como número um do mundo para ultrapassá-la. A alemã Steffi Graff é quem por mais semanas liderou a lista - 377 -, seguida da norte-americana Martina Navratilova, com 332 semanas.

Além disso, Serena completou 87 semanas seguidas na liderança, com 8.645 pontos. Assim, segue com quase dois mil pontos de vantagem para a segunda colocada, a russa Maria Sharapova, com 6.680 pontos. Tudo isso é apoiado pela boa temporada da norte-americana, com 48 vitórias em 57 partidas e seis títulos. Agora, Serena deve voltar às quadras na semana que vem, quando disputar o Masters da WTA, em Singapura, onde vão estar reunidas as oito melhores tenistas do mundo.

Sete das dez primeiras jogadoras do Ranking da WTA, são europeias, embora a número um continue a ser a americana Serena Williams. Além de Williams, a chinesa Na Li que anunciou a sua retirada do circuito e a canadense Eugenie Bouchard são as únicas não europeias que figuram entre as dez melhores tenistas.

A romena Simona Halep está em terceiro lugar no ranking com 6.246 pontos e a checa Petra Kvitova é a quarta colocada, com 6.126 pontos. Já a chinesa Na Li, mesmo aposentada, continua em quinto lugar no ranking com 5.020 pontos.

A polonesa Agnieszka Radwanska subiu para a sexta posição no ranking, com 4.650 pontos, ultrapassou  a canadense Eugenie Bouchard que caiu para o sétimo lugar, com 4.523 pontos. A sérvia Ana Ivanovic, a dinamarquês Caroline Wozniacki e a alemã Angelique Kerber completam, em ordem, a lista das dez primeiras colocadas do ranking.

A australiana Samantha Stosur está em 18º lugar, após ser campeã do Torneio de Osaka. A checa Karolina Pliskova ganhou três posições e agora ocupa o 27º lugar, depois de ganhar o título do Torneio de Linz. Já a norte-americana Alison Riske subiu 18 postos e  tornou-se a 44ª do mundo depois de se sagrar campeã do Torneio de Tianjin.