Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Srgio Miguel o melhor angolano na Taa Cuca

lvaro Alexandre - 27 de Abril, 2013

O candidato angolano a Mestre, Srgio Miguel, do 1 de Agosto, foi o melhor xadrezista nacional

Fotografia: Jornal dos Desportos

O torneio organizado pela Federação Angolana de Xadrez (FAX), de 20 a 26 do corrente mês, na sala Cunene do Hotel Skyna, em Luanda, foi conquistado pelo Grande Mestre francês Vladislav Tkachiev, com sete pontos.

O atleta do clube militar, Sérgio Miguel, destacou-se entre os participantes nacionais, ao ocupar o oitavo lugar da prova disputada por 16 concorrentes.
Sérgio forçou um empate ao GM Adly Ahmed, numa das partidas decisivas da nona jornada do torneio internacional.Com a repartição de pontos, o egípcio perdeu o título a favor do GM Vladislav Tkachiev, que não teve meias medidas para derrotar o MF Eduardo Pascoal.

Assim, na classificação final ficou em primeiro lugar o GM francês Vladislav Tkachiev (7), seguido do GM egípcio Adly Ahmed (6,5) e do GM belga Vadim Malakhatko (6). Em quarto ficou o GM russo Vasily Papin (5,5), em quinto o GM francês Abergel Thal (5), em sexto o MI zambiano Daniel Jere (5), em sétimo o GM russo Aleksander Karpatchev (5) e em oitavo o CM angolano Sérgio Miguel (4,5). O MI zimbabweano Robert Gwaze (4,5) ficou em nono.

Torneio feminino
Em femininos a melhor angolana foi a xadrezista Maria Domingos, da Macovi, que derrotou ontem, no mesmo recinto, Engrácia Oliveira, da EPAL.
Maria Domingos ocupou o oitavo lugar com cinco pontos, numa prova ganha pela Grande Mestre belga Anna Zozulia, com 7,5 pontos.