Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Sharapova é a mais rica pelo nono ano consecutivo

08 de Agosto, 2013

Tenista lidera lista de atletas mais bem pagas do mundo secundada por Serena Williams

Fotografia: AFP

Com premiações cada vez mais altas, o ténis tem grande parte das atletas no ranking das mais bem pagas do mundo. Em lista divulgada ontem pela Forbes, revista americana especializada em negócios e economia, a russa Maria Sharapova aparece como a que mais recebe. Além dela, o top dez conta com outras seis tenistas.

De acordo com a publicação, a conta é feita com base no que foi recebido na soma de premiações, salários, patrocínios e outros adicionais de Junho de 2012 até Junho de 2013. Dona de uma marca de doces, Sharapova acumulou no período cerca de US$ 29 milhões, valor bem superior ao de Serena Williams, melhor tenista da actualidade.

Depois de Sharapova e Serena, a chinesa Na Li e a bielorrussa Victoria Azarenka aparecem na terceira e quarta, respectivamente. Somente na quinta posição é que aparece uma mulher que não é do tênis. Piloto na Nascar, Danica Patrick somou US$ 15 milhões. Além dela, estão também a sul-coreana Kim Yuna (6ª), da patinação artística, e a americana Paula Creamer, do golfe.

Primeira -Maria Sharapova (RUS) - 29 milhões de dólares, segunda - Serena Williams (EUA) - 20,5 milhões de dólares, terceira - Na Li (CHN) - 18,2 milhões de dólares, quarta - Victoria Azarenka (BLR) -15,7 milhões de dólares quinta - Danika Patrick (EUA), piloto - 15 milhões de dólares  sexta - Kim Yuna (COR) - patinagem artística - 14 milhões de dólaressétima - Caroline Wozniacki (DIN) - 13,6 milhões de dólares, oitava - Agnieszka Radwanska (POL) -7,4 milhões de dólares nono - Ana Ivanovic (SRB) - sete milhões de dólares décima - Paula Creamer (EUA) - golfe - 5,5 milhões.

Azarenka sobe
A bielorrussa Victoria Azarenka arrebatou esta semana o segundo lugar do “ranking” da WTA à russa Maria Sharapova, após ser finalista no torneio de ténis de San Diego (EUA), aproximou-se assim da americana Serena Williams, número um do mundo. A bielorrussa retomou o segundo lugar da classificação e fica a 40 pontos de Maria Sharapova, exactamente os mesmos que as separavam no começo do ano 25 de Fevereiro.

No entanto, a distância entre Serena Williams e VictoriaAzarenka a esta altura da temporada é muito maior.
A diferença estabelecida por Serena Williams, após ter ganho oito títulos dos 12 disputados, é de 2.440 pontos em relação à bielorrussa, apesar de ter perdido pontos esta semana por não jogar.