Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Silêncio inquieta atletas

Hélder Jeremias - 27 de Março, 2016

Jovens tenistas de Luanda pedem à Associação celeridade no processo de abertura da nova época desportiva

Fotografia: José Soares

Os tenistas de Luanda estão preocupados com o silêncio da Associação Provincial de Ténis de Luanda quanto à confirmação da data do torneio de abertura da época'2016, previsto para a primeira quinzena do corrente e adiado por tempo indeterminado devido a razões administrativas.

O Jornal dos Desportos apurou que os atletas já haviam projectado os programas de treinos, depois do secretário-geral da Associação, Plínio Pedro, ter garantido a realização do certame, logo após a realização da Assembleia-geral e as eleições dos novos corpos sociais. Desde a promessa, instalou-se um silêncio que incomoda os atletas e os dirigentes dos clubes.

Os treinadores afectos ao 1º de Agosto, INE Marista, Imel e Clube de Ténis de Luanda apelam maior celeridade da Associação de modo que o programa gizado para a época'2016 não seja marcado por "grandes transtornos". Os agentes sustentam que "há a necessidade de se cumprir com as cargas de treinos para determinados fins, os quais podem ser colocados em causa, quando surgem adiamentos constantes na calendarização das competições".

Para tranquilizar os agentes desportivos e atletas de Luanda, o Secretário-Geral da Associação, Plínio Pedro, assegurou que a direcção está a dar primazia na criação de condições técnicas e logísticas para que o torneio de abertura seja bem conseguido. O dirigente sustentou que o principal entrave está ligado à crise que afecta todos os sectores da sociedade, mas que "já existem algumas garantias".

O responsável associativo recusou-se a apontar uma data precisa para a realização dos evento. "Infelizmente, não podemos cumprir com o previsto por imperativo de ordem técnica, mas vamos alinhavar todos os pressupostos para que em tempo útil possamos dar o arranque da época 2016", disse.

Plínio Pedro esteve recentemente na África do Sul para acompanhar a presença do atleta nacional Eduardo Morais "Erikson" no Campeonato Africano de Cadetes, realizado de 7 a 13 na cidade de Pretória. O jovem angolano representou a equipa da ITF e quedou-se na oitava posição do certame.

Durante a sua estadia em terras de Nelson Mandela, Plínio Pedro aproveitou manter contacto com membros da ITF, aos quais informou sobre os projectos levados a cabo pela Associação Provincial de Luanda no âmbito da massificação do ténis em Angola.