Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Sílvio enfrenta Villar Juan

Álvaro Alexandre - 19 de Abril, 2015

Sílvio Fernandes é o melhor angolano no campeonato mundial da Grécia

Fotografia: José Soares

O angolano Sílvio Fernandes e o peruano Villar Juan, enfrentam-se hoje, para a sexta jornada do Campeonato Mundial de Xadrez Amador, que decorre de 14 a 21 do mês em curso, no complexo turístico do Porto Carras Grand Resort, em Chalkidiki, Grécia.

O angolano melhor posicionado na prova mundial, reservada a xadrezistas amadores, ocupa a 30ª posição com três pontos e tenta alcançar a quarta vitória diante do 45º classificado com igual número de pontos. Os valores competitivos estão equiparados e o desfecho final vai ser decidido mediante  a exploração das debilidades do adversário.

Noutras partidas, Mateus Domingos (Angola) recebe a visita do Reyes Mahecha Fernando (Colômbia), Santana Manuel (Angola) defronta Frederiksen Jens (Dinamarca) e Adriano Gonçalves (Angola) recepciona Kilakos Dimitrios (Grécia).

As atenções do dia vão estar viradas para os cinco primeiros tabuleiros, onde estão envolvidos os dez melhores da competição. Dogan Mire Deniz (Turquia) defronta Soilemetzidis Konstantinos (Grécia), Giordos Vasilios (Grécia) mede força com Papasimakopoulos Vasilios (Grécia), Ahlqvist Esa (Finlândia) cruza o caminho de Michaelides Konstantinos (Chipre),  Gruzinskiy Sergey (Cazaquistão) enfrenta Sedeik Moustafa (Egipto) e Puusepp Kaimar (Estónia) trava duelo com Onturk Senan Utku (Turquia).

Ontem, para a quinta jornada, Sílvio Fernandes (Angola) perdeu diante de Puusepp Kaimar (Estónia), Kozlowski Thierry (França) triunfou diante de Santana Manuel (Angola), CM Jorge Silva (Colômbia) venceu  Gonçalves Adriano (Angola) e Mateus Domingos (Angola) empatou com Acosta Jaime (Colômbia).

Entre os mais conceituados, Onturk Senan Utku (Turquia) perdeu para Dogan Mire Deniz (Turquia), Papasimakopoulos Vasilios (Grécia) derrotou Tolibayev Timur (Cazaquistão), Giordos Vasilios (Grécia) venceu Westerweele Henrik (Holanda), Soilemetzidis Konstantinos (Grécia) ganhou ao Azikri Gur (Israel) e Kruger Israel (Brasil) venceu Moldovan Gheorghe Zamfir (Roménia).

À entrada da sexta jornada, a classificação é liderada por Dogan Mire Deniz (Turquia) com 5 pontos, seguido de Papasimakopoulos Vasilios  (Grécia) com 4,5 pontos, Giordos Vasilios (Grécia) com  4,5, Soilemetzidis Konstantinos (Grécia) com 4,5 e Ahlqvist Esa (Finlândia) com 4 pontos.

Entre 120 participantes, Sílvio Fernandes está na 30ª posição com três pontos. Santana Manuel na 71º lugar com dois pontos, Mateus Domingos, 92º  (2) e Gonçalves Adriano 103º  (1).

ZONAIS 4.3
Highlands Hotel
acolhe torneios


O Highlands Hotel de Blantyre, capital de Malawi, acolhe hoje, às 10h00, a primeira jornada dos torneios Zonais 4.3 da Confederação Africana de Xadrez com 35 participantes. A competição é qualificativa para as eliminatórias do Campeonato do Mundo, agendada para Setembro na cidade de Baku, Azerbaijão.
Os emparceiramentos das duas competições vão ser realizado uma hora antes do arranque da ronda inaugural. As partidas vão ter a duração de 90 minutos e com incremento de 30 segundos por cada lance.

Para o torneio feminino estão inscritas 11 atletas, nomeadamente, FM Lorita Mwango (Zâmbia), MI Esperança Caxita (Angola),  Sónia Rosalina (Angola), MI Boikhutso Mudongo (Botswana), MF Luzia Pires (Angola), CM Linda Jambo (Malawi), Rose Zeko (Zambia), Magret Ngugama (Malawi), Tupokiwe Msukwa (Malawi), Anne Simwaba (Malawi) e Lucy Chazemba (Malawi).

Na classe masculina estão confirmados 24 atletas, mormente, MI Daniel Jere (Zâmbia), MI Rodwell Makoto (Zimbabwe), MF Andrew Kayonde (Zâmbia), MI Chitumbo Mwali (Zâmbia), MF Catarino Domingos (Angola), MI Richmond Phiri (Zâmbia), MF Roy Phillips (Ilhas Maurícias), CM João Simões (Angola), MI Erikson Soares (Angola), Manuel Alberto (Angola), entre outros.
AA



Chimbungula vence provincial 

O xadrezista Domingos Chimbungula, do Nacional de Benguela, conquistou o campeonato provincial absoluto de xadrez com seis pontos ao empatar diante do seu colega de equipa, Manuel Eugénio, na última jornada da competição.  Na segunda posição ficou Cláudio Abílio (Núcleo Alto Liro) com 5,5 pontos, seguido de Edson Tomás (Académica do Lobito) com cinco pontos e Wilson Tomás (1º de Maio), também com cinco pontos. Participaram do campeonato disputado no sistema suíço a sete jornadas 28 xadrezistas. A prova visou apurar cinco representantes para o zonal B que inicia dia 23 do corrente mês na Gabela, província do Cuanza Sul.

Massificação chega
às crianças no Uíge


A Associação Provincial de Xadrez do Uíge, liderada por Nzolani Pedro, abriu recentemente quatro núcleos nos municípios de Negage, Songo, Quitexe e Maquela do Zombo, com objectivo de massificar a modalidade na região.

Nzolani Pedro avançou que a associação prevê criar mais núcleos em todos os municípios da província para tornar a província uma potência no país.
“Aos poucos, vamos chegar aos municípios da província com um núcleo de xadrez cada, com a intenção de incentivar as crianças à prática e formá-los para competirem em diferentes provas nacionais e internacionais”, disse.

O responsável associativo manifestou insatisfação devido à falta de apoios financeiros, materiais e morais por parte dos dirigentes desportivos no Uíge, mas garantiu continuar a trabalhar em prol do desenvolvimento do xadrez na região.

Nzolani Pedro apontou a falta de relógios e tabuleiros e salas para a prática da modalidade como algumas das principais dificuldades que os xadrezistas enfrentam todos os dias.