Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Simões e Luzia foram afastados

Álvaro Alexandre - 30 de Agosto, 2016

Provincial de Xadrez do Cuanza Sul, está desde hoje na Vila Olímpica de Baku,

Fotografia: Jornal dos Desportos

Os xadrezistas João Simões, da EPAL, e Luzia Guimarães, da Macovi do Bairro Popular, estão definitivamente afastados  da delegação angolana que foi responsabilizada para representar o país na  42ª edição das Olimpíadas Mundiais de Xadrez, prova a decorrer de  1 a 14 de Setembro, no Azerbaijão. O afastamento dos dois atletas da Selecção Nacional foi confirmado ontem, em Luanda,  pelo secretário permanente da Federação Angolana de Xadrez (FAX), Manuel Pedro. "Esgotamos todas as possibilidades, inclusive, fizemos recurso aos patrocinadores, mas não fomos bem sucedidos como gostávamos que fosse", disse.

O dirigente acrescentou, que "com  pouca verba que conseguimos, permitiu que assegurássemos as participações de quatro atletas masculinos e quatro femininos. Forçosamente, tivemos de colocar de fora das opções,  os xadrezistas João Simões e Luzia Guimarães.  Nestas circunstâncias, vão disputar as Olimpíadas sem contar com suplentes", lamentou.

O responsável da FAX garantiu que " a delegação  é liderada pelo vice-presidente da Federação, Tito Martins. O grupo  embarca na quinta-feira,  com os xadrezistas, o Mestre Internacional (MI) Adérito Pedro (campeão nacional), MI David Silva (bicampeão africano de juniores), MI Erikson Soares e Mestre FIDE (MF) Cristiano Aguiar.  O grupo feminino é constituído pela MI Esperança Caxita (bicampeã africana de juniores), MI Maria Domingos (vice campeã africana de juniores), Delfina João (bicampeã nacional de juniores), e Domingas Tavares, campeã nacional de juniores", descreveu.

Manuel Pedro disse, que o árbitro Internacional Abílio Ribeiro, presidente da Associação Provincial de Xadrez do Cuanza Sul,  está desde hoje na Vila Olímpica  de Baku, para participar na arbitragem das partidas das nas  42ª Olimpíadas Mundiais de Xadrez.  A África vai estar representada por 18 membros e um deles é Angola",  confirmou.O presidente da FAX,  Aguinaldo Jaime, também vice - presidente da FIDE, e o vice - presidente José Junqueira vão participar no 87º congresso do órgão reitor da modalidade no mundo, a realizar-se de 4 a 14 de Setembro, no Hotel Fairmont , em Baku.As reuniões do Congresso estão marcadas para o período de 5 a 15 do referido mês, e Assembleia Geral decorre de  11 a 13.